Guia Rápido (Crono) - Consultar certificado

De Wiki Inmetro
Ir para: navegação, pesquisa

Usuário não logado

Veículo emplacado

Ao selecionar "Consultar os dados do certificado de veículo emplacado" o campo "Placa" é mostrado ao usuário como mostra na Imagem 1
O usuário poderá informar uma placa no modelo não Mercosul e no modelo Mercosul.
Caso o usuário informe a paca no formado não Mercosul o sistema também procurará no formato Mercosul e vice-versa.

Imagem 1


Ao selecionar "Download do certificado de veículo emplacado" os campos "Placa" e "RENAVAM" serão mostrados ao usuário e o usuário poderá baixar o certificado no formato PDF. A imagem 2 mostra os campos da tela.

Imagem 2


Veículo não emplacado / internacional

Ao selecionar "Consultar os dados do certificado de veículo não emplacado / internacional" o campo "CHASSI" é mostrado ao usuário como mostra a imagem na Imagem 3

Imagem 3


Ao selecionar "Download do certificado de veículo não emplacado / internacional" o campo "CHASSI" será mostrado ao usuário e o usuário poderá baixar o certificado no formato PDF. A imagem 4 mostra os campos da tela.

Imagem 4


Retorno da consulta

Ao fazer uma consulta e retornar uma linha, os dados que aparecerão serão: protocolo, placa, número da GRU, tipo do documento, data da emissão do documento, data de validade do documento e a situação conforme a Imagem 5

Imagem 5


Caso consulte por uma placa e ela não tenha nenhum certificado, aparecerá a mensagem "Nenhum resultado encontrado" conforme a Imagem 6

Imagem 6


Caso o certificado final ou preliminar do veículo esteja com o vencimento entre os dias 23/03/2020 e 02/08/2021, aparecerá uma mensagem em amarelo no topo da tela "Certificado válido até DD/MM/AAAA conforme portaria 295/2021" conforme a Imagem 7, esta mensagem foi adicionada por conta da pandemia de COVID-19.

Imagem 7


Caso o certificado final ou preliminar do veículo esteja com o vencimento antes do dia 23/03/2020, aparecerá uma mensagem em amarelo no topo da tela "Certificado de verificação vencido!", conforme a Imagem 8.

Imagem 8


Caso o certificado tenha uma notificação como certificado final, ele não será mostrado, mas sim o certificado anterior a ele.

Usuário logado

Ao consultar um certificado o usuário pode escolher vários filtros para a consulta, conforme a Imagem 9.

  • GRU nº: número da GRU.
  • Protocolo: número do protocolo.
  • Estado: estado do certificado.
  • Oficina / Posto de selagem / Posto de ensaio / Responsável: posto que emitiu o certificado.
  • RENAVAM: RENAVAM do veículo.
  • Placa: Placa do veículo.
  • Data inicial: data inicial da emissão do certificado.
  • Data final: data final da emissão do certificado.
  • Chassi: CHASSI do veículo.
  • Nº documento: número do documento.
  • Tipo documento: os tipos do certificado: preliminar, notificação ou verificação.
  • Tipo preliminar: os tipos do preliminar: CP1, CP3, CPA, CPS, CPE, CPR.
  • Situação: os tipos são: ativo, vencido, cancelado.


Imagem 9


Caso o certificado final ou preliminar do veículo esteja com o vencimento entre os dias 23/03/2020 e 02/08/2021, aparecerá uma mensagem em amarelo no topo da tela "Certificado válido até DD/MM/AAAA conforme portaria 295/2021" conforme a Imagem 10, esta mensagem foi adicionada por conta da pandemia de COVID-19.

Imagem 10


Caso o certificado final ou preliminar do veículo esteja com o vencimento antes do dia 23/03/2020, aparecerá uma mensagem em amarelo no topo da tela "Certificado de verificação vencido!", conforme a Imagem 11.

Imagem 11