Introdução ao SGI

De Wiki Inmetro
Ir para: navegação, pesquisa

Introdução

Este artigo tem o objetivo de apresentar os conceitos básicos de utilização do SGI visando facilitar a adaptação e curva de aprendizado do novo usuário.

Barra de Ferramentas

A grande maioria das telas do SGI disponibilizam uma Barra de ferramentas padronizadas para o usuário ter acesso rápido a alguns comandos de sistema.

Barra.PNG



Status do Bloco:
Este campo auxilia o usuário a saber qual a situação do bloco atual. Portanto, este campo informará se a tela liberada para informar a pesquisa, se há um novo registro não salvo nela ou se o registro em que a tela se encontra é novo.
Salvar:
Este botão grava as alterações feitas na tela. Registros inseridos, excluídos ou alterados serão gravados na base de dados.
Limpar bloco:
Este botão limpa o bloco atual. Observe que limpar é uma tarefa diferente de Excluir. Limpar apenas remove da tela, e não apaga o registro da base de dados.
Incluir:
Este botão inicia uma nova linha em branco na tela para que o usuário possa iniciar um novo cadastro.
Excluir Registro:
Este botão apaga o registro. Importante: Ao salvar, depois de excluir o registro é completamente apagado do SGI.
Entra Consulta:
Este botão deixa deixa o bloco atual em branco para que o usuário possa, através do s campos selecionar filtros que desejar para efetuar a pesquisa.

  • Executa Consulta: Este botão efetua a busca e trás os registro de acordo com o filtro colocado na tela.
  • Cancela Consulta: Este botão tira a tela de situação de Busca, retornando para a situação anterior.

Navegar:
Este botão navega o registro atual para o próximo registro do bloco.

*Enter e ou Tab Possibilita a navegação entre os campos da tela
*Shif + Tab Volta ao campo anterior um a um
*Ctrl + Tab Possibilita a navegação entre as tabs das telas

Sair da tela:
Fecha a tela.

Pesquisa


Finalidade: Facilitar a procura de informações dentro de Forms (telas) de Cadastro sem a necessidade do desenvolvimento de Consultas ou Relatórios para as devidas pesquisas.
*Opções:

  • % + Palavra ou número + %: O sistema vai mostrar na tela todos os cadastros que contém esta palavra selecionada que pode estar no início, no meio ou no fim da linha.
  • Palavra ou número + % :O sistema vai mostrar na tela todos os cadastros que iniciam com esta palavra selecionada.
*Possibilidade de consulta detalhada dos cadastros dentro da função F9 (Esta função abre a lista de valores padrão (7) gravadas no computador em campos. 7 ). Tecle F7, escolha o campo e digite a palavra ou número e depois tecla F8, que o sistema vai mostrar o que foi selecionado.
  • Obs: Para repetir a mesma seleção na consulta tecle F7 duas vezes, podendo trocar o campo desejado.

Dicas

  • No SGI existem campos com o preenchimento obrigatório;
  • No SGI existem campos com a função de duplo clique (chama outra tela geralmente em amarelo);
  • No SGI existem campos a função de preenchimento automático.
  • Ao utilizar a Tecla F8 será acionado o comando de Pesquisar;
  • Ao utilizar a Tecla F7 será acionado o comando de Limpar;
  • Ao utilizar a Tecla F10 será acionado o comando de Executar;

Acesso Externo ao Sistema.

O Sistema de Gestão Integrada (SGI), permite o acesso externo on-line, garantindo ao usuário flexibilização na gestão de informação em uma única plataforma de forma sincronizada e em tempo real.

Primeiros passos

  • A) Será necessário entrar em um dos seguintes navegadores: Mozilla Firefox (preferencialmente) , Google Chrome e ou Internet Explorer;
  • B) No desktop deverá estar instalado os seguintes softwares: Java Web Start (Java 8 Windows 64bits), para inicialização do sistema; *
  • C) Para acessar o SGI: https://sgi.inmetro.rs.gov.br/login_ui0.php


Login Senha


Usuário: Login criado pelo suporte do Inmetro-RS. Normalmente composto pela inicial do primeiro nome mais o sobrenome principal. (ex: José Silva, jsilva) Senha : É criada pelo suporte tendo que ser alterada no primeiro acesso. 'Tamanho de 8 posições sendo obrigatório conter ao menos uma letra, um número e um caractere especial (exemplo $).' A cada três meses é s é solicitada a troca da senha.

Módulos

Todos módulos apresentam a seguinte estrutura:


Imagem 6
  • Cadastros – incluir, alterar ou deletar dados
  • Consulta – consulta estruturada de dados
  • Relatórios – preview (somente visualização) e impressão de relatórios


Navegação entre Módulos

  • Navegação via mouse: Para utilização do Sistema o usuário deverá clicar na palavra no Menu Principal . Neste momento será aberto o menu de módulos disponíveis no Sistema (Sub-Menus). Clique no módulo desejado para acessá-lo. Sempre que houver o Símbolo indica que uma estrutura hierárquica de opções estará disponível até a abertura do Forms (tela) desejada.
  • Navegação sem utilização do mouse: Para utilização do Sistema o usuário deverá pressionar conjuntamente as teclas (p=letra sublinhada). Cada módulo possui uma letra sublinhada. Digite está letra para posicionar o cursor na aplicação desejada. Se houver uma estrutura hierárquica ( ), tecle , escolha a opção digitando a letra sublinhada e será aberto o Forms (tela) desejada.
*Obs1: Vários Forms podem estar abertos simultaneamente. O Forms ativo estará sempre com o seu título (parte superior do Forms contendo nome e título) em azul (ex: LO2060 - Cadastro de Divisão). 
*Obs2: É possível mover o Forms ativo de lugar, para isso, aperte o botão esquerdo do seu mouse e arraste o Forms para a posição desejada. Com isto é possível visualizar outro(s) Forms que não estavam visíveis. Outra maneira para se verificar todos Forms abertos é clicando na opção “Janela” do Menu Principal. Obs: Vários relatórios (preview) podem estar abertos simultaneamente. (relatório aberto na tela) não é possível efetuar qualquer navegação enquanto o mesmo não for fechado.