Merc. Pré-Exames (PM2010)

De Wiki Inmetro
Revisão de 13h04min de 26 de maio de 2023 por Administrador (discussão | contribs) (Laudo de Exame)

Ir para: navegação, pesquisa

Introdução


Acessando o Cadastro de Mercadoria Pre-Exames


Merc. Pré-Exames



Cadastro


Para efetuar o cadastro na tela Merc. Pré-Exames (PM2010) alguns fatores devem ser levados em conta:

  • O Funcionário atribuído ao laptop deve estar devidamente cadastrado para a maquina em questão.
  • O Funcionário deve possuir selos pertinentes ao tipo de cadastro que será feito em sua carga importados no laptop.



Desta forma o usuário deverá informar o funcionário em questão, o municio e o CNPJ da empresa referente ao exame.
Em seguida deverá informar Tipo do Exame, Produto, Marca, Valor Nominal, Unidade, Informações de Embalagem, Massa Específica, Portaria, Lote e Número de amostras.
Importante salientar que a obrigatoriedade de cada um destes campos é determinada pelo tipo de exame , tipo de produto e outros dados do registro. Com as informações corretas sendo preenchidas a propria tela fará a gestão do cadastro solicitando campos não preenchidos e bloqueando campos que não devem receber valor.

Pesagens


Após efetuar o cadastro inicial, o usuário deverá efetuar as pesagens.
Conforme a norma, a pesagem deverá ser efetuada diante as regras pré estabelecidas para cada um dos tipos de exames e produtos.

Auto Serviço

Conforme a norma (FOR-DIMEL-295 / Nit-Numep-005) a pesagem deverá suceder da seguinte forma para exames do tipo Auto Serviço.

  • Se a quantidades de amostrar (registradas no campo Amostra) for menor que 3 unidades, o sistema apresentará a tela abaixo para o preenchimento do peso da embalagem, do valor nominal e disponibilizar a pesagem da unidade amostral de cada uma das unidades.


Exame Final - Massas


  • Se a quantidades de amostrar (registradas no campo Amostra) for maior ou igual a 3 unidades, o sistema apresentará a tela de Peso de Embalgens. Nesta tela o usuário irá informar os 3 pesos de embalagens selecionadas conforme orientado na norma. Após preencher estes campos, o usuário poderá pressionar em gravar para salvar os registros e o sistema irá apresentar a tela de exame final - Massa, onde o usuário deverá efetuar o preenchimento do valor nominal e disponibilizar a pesagem da unidade amostral de cada uma das unidades. O peso da embalagem será a valor médio dos três (3) campos informados na tela anterior, conforme determinado pela norma.


Exame Final - Massas


Exame Final

Exame Final - Volume

Exames Finais de volume são identificado pelo sistema pelo tipo de Exame "Exame Final" e pelo unidade de medida referente a volume (L, mL, cL e etc). Assim como em exames de Auto Serviço, o Exame final de Volume requer a pesagem das embalagens e e em seguida a pesagem das unidades amostrais. Porém, para Exames finais de Volume é necessário o preenchimento dos campos especiais para este tipo de exame, conforme demonstrado na imagem abaixo. Esta aba será aberta após gravar as os campo de unidades amostrais.


Exame Final - Volume

Laudo de Exame

  • Lembre-se de preencher o campo Complemento. Algumas tolerâncias especiais dependem das informações descritas neste campo para serem aplicadas.
  • O Botão Calcular / Tipificar irá lembra-lo sobre campos que devem ser preenchidos, mas atente-se a pesagem das embalagens de acordo com o tipo de exame que esta sendo efetuado.
  • Para emitir o laudo, clique em Visualizar.
Laudo Exame
Laudo Exame
Laudo Exame

Portarias recentemente implementadas

Portarias Inmetro nº 143/2005 (nova 205/2021), nº 154/2004 (nova 386/2021) e Portarias canceladas pela Portaria Inmetro nº 265/2021, 340/2021 e 327/2021