Solicitação de Suprimentos
Introdução
Nesta tela, são cadastrados as Solicitações de Suprimento de Fundos.
O cadastro de Suprimento de Fundos possui três fases distintas:
- Cadastramento da solicitação do Suprimento de Fundos;
- Autorizações da solicitação pelos: Financeiro, responsável pela Concessão e o Ordenador de Despesas;
- Cadastramento das informações referentes ao empenho.
OBS: Toda a aplicação está baseada em permissões validadas pelas senhas de acesso ao Banco de Dados.
A tela está distribuída em 2 (duas) abas: Solicitação e Despesas
Aba "Solicitação"
campos:
- Número e Ano da Solicitação;
- Situação: indica em que fase se encontra o suprimento;
- Após o preenchimento de todos os campos, ao gravar <F10> será gerado a situação ‘Aberto’.
- Quando o solicitante clicar no botão ‘Enviar E-Mail’, a situação será alterada para ‘fechado’ e será gerado um envio de protocolo do processo correspondente, com setor origem e centro de custos da regional. A situação "Fechado" sinaliza que o solicitante já finalizou toda a digitação da solicitação de Suprimento de Fundos.
- Outra situação existente é a ‘Cancelado’. O responsável pelo Financeiro é o único que pode cancelar uma solicitação de Suprimento de Fundos, se a situação ‘Cancelado’ for selecionado, aparecerá uma janela com o campo Observação a ser digitado com a finalidade de expor os motivos pelos quais o Setor Financeiro está cancelando a solicitação, nesse caso o sistema envia automaticamente uma mensagem para o Suprido, avisando que a solicitação foi cancelada.
- Suprido: nome do funcionário que receberá limite de crédito e/ ou saque para suprir futuras despesas. Após a sua escolha, pode ser utilizado o botão [ Histórico ] a direita do suprido, para visualizar um resumo dos seus últimos suprimentos, com os totais utilizados e a média por grupo de despesa;
- Número do Processo: gerado automaticamente pelo SGI;
- Especial: caixa de Seleção utilizado pelo responsável Financeiro, que ao marcar, sinalizará que o suprimento de fundos solicitado é especial, ou seja, onde o valor máximo para a nota fiscal é superior ao estipulado para as demais solicitações, sendo que o valor desta nota não poderá ultrapassar o valor limite solicitado pelo suprido.
- Finalidade: motivo pelo qual o Suprimento de Fundos está sendo solicitado;
- Prazo de Aplicação: tempo que o suprido dispõe para utilização dos recursos;
- Prazo para Prestação de Contas: tempo que o suprido dispõe para prestar contas das despesas realizadas;
- Responsáveis pela Autorização: Financeiro; Concessão e Ordenador de Despesa. Ao lado direito, a data da autorização, e a caixa de seleção, que quando preenchida, indica que foi autorizada pelo responsável em questão;
- Botão [ Enviar E-Mail ]: quando utilizado, envia e-mail para o próximo autorizador, avisando-o que existe uma Solicitação de Suprimento de Fundos para Autorizar;
- Botão [ Visualizar ]: gera um PDF com a Solicitação do Suprimento de Fundos, permitindo a sua impressão.
- Campo DICA: indica em que fase, e o que deve ser feito para o processo de suprimento passar para a fase seguinte.
Aba "Despesas"
- Quadro "Valores Limites" - Cadastro dos limites disponíveis por Grupo de Despesa, deve ser selecionado o grupo de despesa (Material, Passagem, Serviço, ou Outros, dependendo do estado), e o valor máximo para o Grupo de Despesa que o suprido poderá gastar na vigência do suprimento de fundos.
- Quadro "Valores Concedidos" - deve ser informado os valores de Crédito e/ou Saque por grupo de despesa, lembrando que a soma de Credito + Saque, deve ser igual ao valor limite do Grupo de Despesa.
- Quadro "Empenho" - deve ser preenchido com as informações dos empenhos pelo financeiro, após a autorização do Ordenador de Despesas.
- Número do Empenho; - Data do Empenho; - Data da Liberação; - Número da Ordem Bancária ou Ordem de Pagamento;
Lembrando que os Empenhos são por Grupo de Despesas, ou seja, para cada grupo, um empenho.
Após o cadastramento dos Empenhos, o sistema gera os prazos de aplicação e prestação de contas, a partir da data de liberação do empenho, nesse momento, libera o suprimento para digitação da prestação de contas. Para os estados que não utilizam o SIAFI, o sistema gera os Lançamentos de Despesas do Plano de Aplicação.
Resumo
- Solicitante digita as informações, e envia E-mail para o Financeiro o Status passa para FECHADO.
- O Financeiro autoriza e Envia E-mail para o Concessão.
- O Concessão autoriza e Envia E-mail para o Ordenador.
- O Ordenador autoriza e Envia E-mail para o Aproc. Financeiro, nesse momento o Status passa para AUTORIZADO.
- O Financeiro recebe o E-mail que a Solicitação foi Aprovada, Na Solicitação ele informa o número do Empenho, Ordem Bancária, Data da Liberação. Ao salvar o Status passa para LIBERADO e o Solicitante recebe um E-mail de Aviso.