8.11.1.2.7 Trâmites (PT2130)
Trâmites
Índice
Processos
Feito por todos os setores/regionais, na tela 8.11.1.2.7 – Trâmite (Aplicações – Administrativas – Patrimônios – Cadastros – Movimentos – Trâmite).
Trata-se de formulários distintos para controle e movimentação de bens. Para toda movimentação patrimonial física deve ser feita um trâmite, o qual deve ser impresso para acompanhar o bem. As transferências internas servem para transferir a responsabilidade, já os trâmites registram a movimentação do bem de cada setor.
Existem vários tipos de trâmites: Serviços Externos, Outros Estados, Movimentação Eventual, Movimentação Definitiva e Portabilidade. Cada setor é responsável em gerenciar esses trâmites, sendo que o gestor do patrimônio deverá dar ciência no sistema apenas em dois trâmites: Outros estados e portabilidade.
TRÂMITE DE SERVIÇO EXTERNO
Esse trâmite é utilizado para quando um chefe de setor/regional enviar um bem para serviços feitos fora do órgão, como por exemplo, para a assistência técnica, manutenção e etc e que ele irá retornar.
- Data Prev. Retorno: preencher com a data prevista de retorno (campo obrigatório).
- Solicitante: Irá abrir como opção somente o nome de quem está solicitando.
- Setor: irá ser preenchido automaticamente com o setor do solicitante
- Setor Origem: irá ser preenchido automaticamente.
- Finalidade e Observação: Inserir maior informação possível sobre esse trâmite.
- CNPJ: inserir o CNPJ da empresa para onde o bem está indo. Esse já deve estar previamente cadastrado no cadastro de proprietários.
- Número Patrimonial, Descrição e Valor: listar o(s) patrimônios(s) que está(ão) sendo enviado(s), com a sua respectiva descrição e o seu valor atual. Obs.: só é possível inserir os números patrimoniais pertencentes ao setor do solicitante.
- Conservação: será informado um dos tipos de conservação do bem:
- Bom - utiliza-se esta especificação no ato do cadastramento de um bem novo - aquisição;
- Regular - utiliza-se esta especificação no bem antigo, ainda em utilização;
- inservível - utiliza-se esta especificação para bens que não possam ser recuperados e reutilizados;
- antieconômico - utiliza-se esta especificação no bem que o valor a ser dispendido para sua recuperação, for superior a 51% do seu valor de aquisição;
- irrecuperável - utiliza-se esta especificação no bem que não cabe recuperação;
- obsoleto/ocioso - utiliza-se esta especificação para os bens que estejam em bom estado de conservação e funcionando, são ultrapassados e que não serão mais utilizados pela UP/UO;
- fora de uso - utiliza-se esta especificação para os bens que estejam em estado obsoleto/ocioso
- Bom - utiliza-se esta especificação no ato do cadastramento de um bem novo - aquisição;
- Valor: será o valor atual do patrimônio
- Chefe Setor Origem: autorização do chefe do setor origem responsável pelos patrimônios;
- Botão “Visualizar”: para impressão desse documento para acompanhar a saída do bem. Esse relatório deve ser apresentado na portaria do IPEM:
TRÂMITE DE OUTROS ESTADOS
Esse trâmite é utilizado para quando o setor deseja informar ao setor de Patrimônio que um bem será enviado a outro estado. Além do trâmite, há outros procedimentos que deverão ser feitos pelo setor de patrimônio.
TRÂMITE DE MOVIMENTAÇÃO EVENTUAL
Esse trâmite será utilizado para quando um bem patrimonial de pequeno porte sair do IPEM por no máximo 30 (trinta) dias e que terá uma data de retorno.
- Situação 1: O funcionário do setor responsável precisa levar um bem para algum serviço fora da instituição.
- Situação 2: Uma regional envia um bem para outro setor, por um período de tempo, e ele irá retornar.
TRÂMITE DE MOVIMENTAÇÃO DEFINITIVA
Esse trâmite será utilizado para acompanhar uma transferência interna e será utilizado quando o bem irá ficar por DEFINITIVO em outro setor ou regional. Ele é gerado automaticamente na tela da transferência interna (8.11.1.2.5).
TRÂMITE DE PORTABILIDADE
Esse trâmite será utilizado para registrar o uso contínuo de bens a funcionários. Exemplo: Coletor de Dado, Impressora Térmica, pesos, celulares e etc.