3.1.25.1.2.1 Verificações (VO2000)
Índice
Verificação de Medida Materializada de Volume
Cadastramento das verificações de medidas materializadas de volume.
Aba Processo
Onde:
- Nro: é automaticamente preenchido em uma numeração sequencial que inicia no nro 1 dentro do ano. Campo protegido.
- Data: é automaticamente preenchida com a data do dia atual. Campo protegido.
- Dt Ensaio: é automaticamente preenchida com a data do dia atual, permitinda alteração. Campo obrigatório.
- Certificado de Verificação: é automaticamente preenchido quando o gestor do sistema assinar com o próximo número indicado no parâmetro "NR_FAIXA_INICIO_CERT_VERIF", que é referente ao documento 19-DOC.19 - CERTIFICADOS DIVERSOS, mas somente para os casos em que a verificação realizada foi “Aprovada” e o tipo de serviço for diferente de “Inspação”.
- Nro Inmetro: campo obrigatório informado pelo usuário, sendo possível selecionar pela lista de valores. Serão apresentados e aceitos, apenas os números do Inmetro cujo instrumento esteja cadastrado no menu “2.1.1 Itens”, onde o tipo de instrumento seja “Medida Materializada de Volume”. Esse campo, em amarelo, indica que ao dar um duplo-click, abrirá a tela de cadastro de instrumentos (menu “2.1.1 Itens”). Caso o usuário não tenha acesso à essa tela pelo menu, não terá também acesso à essa tela a partir do duplo-click.
- Situação: é a situação em que se encontra a verificação, será automaticamente atualizada, sendo:
- aberto: sempre que for cadastrada a verificação de um instrumento
- autorizado: sempre que o técnico executor assinar a verificação.
- cancelado: esse tipo é o único que não é atualizado automaticamente, sendo o usuário que seleciona sempre que for necessário o cancelamento da verificação. Somente os funcionários com o perfil 15-Gestor do Sistema ou 2-Funcionário é que poderão alterar a situação para “Cancelado”. Nesse momento, será solicitada uma justificativa de cancelamento (um texto livre para o funcionário explicar o motivo do cancelamento). Um email será enviado automaticamente, com essa justificativa de cancelamento, para técnico executor e para o gestor do sistema.
- aberto: sempre que for cadastrada a verificação de um instrumento
- botão [Justificativa]: somente aparecerá nos casos da verificação ter sido cancelada. Ao clicar no botão, irá mostrar a justificativa informada pelo usuário, no momento do cancelamento.
- Tipo de Serviço: será uma lista de valores, obrigatório, onde o usuário irá selecionar: Verificação Inicial, Verificação Periódica, Verificação após reparo ou Inspeção.
- Nro do Processo: será um valor livre a ser informação pelo usuário. Campo opcional.
- Observação: campo livre e opcional para ser registradas as observações da verificação.
- Quadro “Dados do Proprietário”: todos os campos são automaticamente preenchidos com a informação que estiver no cadastro do instrumento, quando o usuário informar o número do Inmetro.
- Quadro “Cobrança”:
- GRU: campo obrigatório somente quando o tipo de serviço for diferente de “Inspeção” e no momento em que o técnico for autorizar, sendo listado todas as GRUs que:
- GRU: campo obrigatório somente quando o tipo de serviço for diferente de “Inspeção” e no momento em que o técnico for autorizar, sendo listado todas as GRUs que:
- estejam com o campo “pagto” diferente de “Excluído” ou “Inválido”
- sejam do proprietário do instrumento que está sendo verificado
- tenham pelo menos um serviço para o número do Inmetro igual ao do instrumento que está sendo verificado (quando tipo de serviço não for verificação inicial)
- estejam com o campo “pagto” diferente de “Excluído” ou “Inválido”
- Quando “Autorizadores”:
- Técnico Executor: é automaticamente preenchido com o nome do funcionário que estiver logado no sistema e que tenha o perfil 2-Funcionário ou 15-Gestor do Sistema. Caso não tenha um dos perfis, será informado para o usuário que o mesmo não possui perfil para cadastrar.
- botão [Desautorizar]: somente irá aparecer na tela quando a situação da verificação for “Autorizado”. Servirá para permitir que a verificação seja alterada mesmo depois que o certificado/registro de medição ficou disponível para a emissão. Funcionará da seguinte forma:
- somente os funcionários que tenham o perfil “15-Gestor do Sistema” ou “2-Funcionário” é que poderão clicar no botão, sendo que nesse momento, será retirada a assinatura e o nome do técnico automaticamente será atualizado com o nome do funcionário/gestor que está logado no SGI. Será exigida a informação de uma justificativa e um email com essa justificativa será automaticamente enviada para o técnico executor anterior e para o gestor do sistema, informando que a verificação que estava autorizada, foi desautorizada. A situação da verificação passará para “aberto”, sendo que qualquer alteração poderá ser realizada e no final, basta seguir novamente com a autorização, liberando novamente a emissão do certificado ou do registro de medição.
- botão “Justificativa”: somente irá aparecer caso a situação da verificação esteja “Cancelada”. Esse botão irá apresentar a justificativa que foi informada no momento da desautorização da verificação.
- botão [Visualizar]: estará disponível para qualquer perfil, sendo possível visualizar o certificado de verificação, conforme as regras:
- verificações com a situação diferente de “Autorizada”: será sugerido que para a visualização seja utilizado o botão “Registro”
- verificações com a situação “Autorizada”: será visualizado o certificado, sendo necessário responder a pergunta:
- verificações com a situação diferente de “Autorizada”: será sugerido que para a visualização seja utilizado o botão “Registro”
- [1ª via]: será visualizado o certificado
- [2ª via]: será solicitada a informação do RD e GRU código 887-Fornecimento de Certificados e Tabelas, pois a emissão da 2ª via passará a ser cobrada:
Onde:
- relatório diário: será uma lista de valores exatamente com as mesmas regras da tela de veículo tanque (relatórios diários de funcionários ativos, do tipo “Serviço de Verificação” ou “Complementar”, seja referente ao serviço “Serviços do SEVET” e a data do relatório diário esteja dentro do ano atual.
- botão visualizar: irá gerar a GRU e permitir a visualização/impressão do boleto gerado. Após será permitida a visualização/impressão da 2ª via do certificado, com a informação “2ª via” juntamente com o título do certificado (como é apresentado no certificado de veículo tanque).
- botão cancelar: irá retornar para a tela da verificação do medidor de grãos.
- botão “registro”: permitirá visualizar e imprimir o registro de medição para verificação
Aba Identificação
Onde:
- Método de Ensaio: será uma lista de valores com os seguintes tipos: método volumétrico ou método gravimétrico. Campo obrigatório, sendo inicializado com o valor “método volumétrico”.
- Temperatura ambiente (°C): será para informar a temperatura ambiente. Campo obrigatório no momento da autorização do técnico.
- Umidade relativa do ar (%): Campo obrigatório no momento da autorização do técnico, para informar a umidade relativa do ar, em %. Somente quando o método for gravimétrico, o valor deve ficar entre 45 % e 75 %, onde será emitindo alerta caso o valor informado esteja fora dessa faixa: “Umidade relativa do ar fora da faixa de 45 % a 75 %”.
- Pressão atmosférica (hPa): Campo obrigatório no momento da autorização do técnico, para informar a pressão atmosférica, em hPa;
- Temperatura da água: Campo obrigatório no momento da autorização do técnico, para informar a temperatura da água, em °C.
- Quadro Padrões de Referência:
- patrimônio: será uma lista de valores de patrimônios que estejam associados à padrões previamente cadastrados. Sendo que:
- quando for método volumétrico: somente serão apresentados os patrimônios cujos padrões sejam do tipo “15 - medida de volume (a conter)” e “18 - medida de volume (a fornecer)”.
- quando for método gravimétrico: somente serão apresentados os patrimônios cujos padrões sejam do tipo “27 - picnômetro” e “5 – Instrumento de pesagem”.
- Obs.: Emite alerta caso algum dos padrões selecionados esteja com o certificado de calibração vencido: “O padrão [nº patrimônio] está com o certificado de calibração vencido.”. Não impede que o técnico salve com a informação do padrão com certificado vencido.
- patrimônio: será uma lista de valores de patrimônios que estejam associados à padrões previamente cadastrados. Sendo que:
Aba Exame Preliminar
Onde:
- A medida de volume está limpa, livre de qualquer resíduo sólido ou líquido? Se sim, aprovado. Senão, reprovado e gera notificação com enquadramento OT-007: Medida materializada de volume apresenta resíduo líquido ou sólido visível em seu interior.
- Conformidade ao modelo aprovado: Instrumento conserva as características da PAM? Se sim, aprovado. Senão, reprovado e gera notificação com enquadramento OT-002: Medida materializada de volume apresenta características diferentes do estabelecido na sua PAM.
- Inscrições obrigatórias: Inscrições obrigatórias conforme Portaria de Aprovação de Modelo? Se sim, aprovado. Senão, reprovado e gera notificação com enquadramento OT-001: Medida materializada de volume não possuía todas as inscrições obrigatórias conforme exigido no RTM.
- Selagem: Instrumento apresenta marca de selagem íntegra, sem indício de violação? Se sim, aprovado. Senão, reprovado e gera notificação com enquadramento OT-004: Medida materializada de volume em uso com a marca de selagem violada.
- Vazamento: Instrumento isento de vazamentos? Se sim, aprovado. Senão, interditado e gera notificação com enquadramento OT-003: Medida materializada de volume apresenta vazamento.
- Visor: Visor do instrumento isento de danos? Se sim, aprovado. Senão, reprovado e gera notificação com enquadramento OT-010: Medida materializada de volume apresenta seu visor danificado.
- Escala: Escala móvel do instrumento funciona corretamente e permite ajuste? Se sim, aprovado. Senão, reprovado e gera notificação com enquadramento OT-011: Medida materializada de volume apresenta sua escala móvel danificada, impossibilitando seu ajuste.
Aba Ensaio
Onde:
- Massa da medida de volume vazia (kg): Campo obrigatório no momento da autorização do técnico, que deverá ser informado pelo usuário.
- Massa específica da água (g/cm³): Campo obrigatório no momento da autorização do técnico, que deverá ser informado pelo usuário.
- Pontos de Medição: será o valor nominal definido no cadastro do instrumento, seguindo da seguinte forma:
- Exemplo com valores, considerando que o valor nominal é 20,00: A coluna “Pontos de medição” deve ser preenchida com o valor numérico resultante da equação, em Litros. Por exemplo, se a medida de volume a ser calibrada tiver valor nominal de 20 L, os campos serão preenchidos da seguinte forma:
- Indicação no instrumento a ser verificado: Campo obrigatório no momento da autorização do técnico, para informar a indicação no instrumento a ser verificado.
- indicação no padrão de referência: Campo obrigatório no momento da autorização do técnico, para informar a indicação no padrão de referência.
- massa total (medida + água): Campo obrigatório no momento da autorização do técnico, para informar a massa total (medida + água).
- volume da água calculada: será automaticamente calculado pelo sistema, sendo utilizada a seguinte fórmula: ma x (1/( “Massa específica da água (g/cm³)” - ρar)) x (1 – C x (“Temperatura da água (°C)” - 20)
- Onde:
- Massa de água (ma): = “massa total (medida + água)” – “massa da medida vazia”
- Massa específica do ar (ρar): 0,001 x (0,34844 x “Pressão atmosférica (hPa)” – (“Umidade relativa do ar (%)” x (0,00252 x “Temperatura ambiente (°C)” – 0,020582))) / (273,15 + “Temperatura ambiente (°C)”). Exemplo para validação do cálculo: Tar = 20 °C; UR = 60 %; P = 1015 hPa, ρar = 0,0012 g/cm³.
- coeficiente de dilatação volumétrica da medida de volume (C): Usar os seguintes valores:
- C = 54 x 10-6, se material for “Aço inoxidável”
- C = 36 x 10-6, se material for “Aço carbono” (buscar o tipo do material no cadastro de itens)
- C = 54 x 10-6, se material for “Aço inoxidável”
- Exemplo para validação do cálculo: ma = 20 kg; ρágua = 1,000 g/cm³; ρar = 0,0012 g/cm³; C = 5,4 E-5; Tágua = 20°C Vc = 20,02 L
- Massa de água (ma): = “massa total (medida + água)” – “massa da medida vazia”
- Onde:
- erro de medição: será automaticamente calculado pelo sistema, sendo utilizada a seguinte fórmula:
- volumétrico: (“indicação do instrumento a ser verificado” – “indicação do padrão de referência”) * 1000
- gravimétrico: (“indicação do instrumento a ser verificado” – “Volume de água calculado”) * 1000
- Obs.: se erro de medição <= erro máximo admissível, aprovado. Caso contrário, reprovado e gera notificação com enquadramento OT-005: Instrumento apresenta erro de medição superior ao erro máximo admissível.
- volumétrico: (“indicação do instrumento a ser verificado” – “indicação do padrão de referência”) * 1000
- erro máximo admissível: será automaticamente calculado pelo sistema, sendo utilizada a seguinte fórmula: 0,5 x “valor de divisão”. Buscar o “valor de divisão” da tela de cadastro do Item.
- resultado: será automaticamente atualizado pelo sistema: aprovado, reprovado ou interditado.
- doc. selagem: campo obrigatório no momento da autorização do técnico, onde será uma lista de valores com as opções de documentos: 279-MARCA DE SELAGEM - LACRE AMARELO (somente quando resultado for aprovado ou reprovado) ou 278-MARCA DE SELAGEM - LACRE VERMELHO (somente quando o resultado for interditado).
- marca de selagem: campo obrigatório no momento da autorização do técnico, onde será informado pelo usuário um número da faixa do documento (conforme o selecionado no campo “documento selagem”), onde não irá importar se o mesmo encontra-se com a situação “Pendente” ou “Utilizado” (pois poderá ser informado o nro do selo já fixado no instrumento ou um selo novo que ainda não está no instrumento). Para a faixa que for informada e que ainda encontra-se com a situação “pendente” no módulo de documentos, deverá ser atualizada a sua situação no módulo de documentos para “utilizada” (para fins do controle do gestor do próprio módulo de documentos, quanto às quantidades ainda disponíveis para a utilização – será dado “baixa”). Informação não obrigatória.
- doc. verificação: campo obrigatório no momento da autorização do técnico (quando resultado for aprovado ou reprovado), onde será uma lista de valores com as opções de documentos: 1-MARCA - VERIFICAÇÃO SUBSEQUENTE ou 3-MARCA - VERIFICAÇÃO INICIAL.
- marca de verificação: campo obrigatório no momento da autorização do técnico e quando resultado for aprovado ou reprovado, onde será informado pelo usuário um número da faixa do documento (conforme o selecionado no campo “documento verificação”), onde:
- tipo de verificação inspeção: não irá importar se o mesmo encontra-se com a situação “Pendente” ou “Utilizado” (pois poderá ser informado o número do selo já fixado no instrumento ou um selo novo que ainda não está no instrumento). Para a faixa/selo que for informado e que ainda encontra-se com a situação “pendente” no módulo de documentos, deverá ser atualizada a sua situação no módulo de documentos para “utilizada” (para fins do controle do gestor do próprio módulo de documentos, quanto às quantidades de selos ainda disponíveis para a utilização – será dado “baixa”).
- tipo de verificação diferente de inspeção: somente faixas de documento que estejam com a situação “pendente” no módulo de documentos.
- tipo de verificação inspeção: não irá importar se o mesmo encontra-se com a situação “Pendente” ou “Utilizado” (pois poderá ser informado o número do selo já fixado no instrumento ou um selo novo que ainda não está no instrumento). Para a faixa/selo que for informado e que ainda encontra-se com a situação “pendente” no módulo de documentos, deverá ser atualizada a sua situação no módulo de documentos para “utilizada” (para fins do controle do gestor do próprio módulo de documentos, quanto às quantidades de selos ainda disponíveis para a utilização – será dado “baixa”).
- marca de reprovação: campo obrigatório no momento da autorização do técnico e quando resultado for interditado, onde será informado pelo usuário um número da faixa documento 2-MARCA - INSTRUMENTO INCORRETO, onde deverá ser informada uma faixa que ainda encontra-se com a situação “pendente” no módulo de documentos.
- validação 1) no momento da autorização do técnico, caso o tipo de serviço seja “verificação periódica” ou “inspeção”, deverá ser exigida a informação de apenas uma linha de informações para o ensaio. Caso o tipo de serviço seja “Verificação Inicial” ou “Verificação após reparo”, deverá exigir a informação das 5 linhas de informação para o ensaio.
Aba Irregularidades/Enquadramentos
Onde:
- Cód: será uma lista de valores a ser informada pelo usuário, onde deverá ser previamente cadastrada (conforme ítem 5.8 desse documento). Somente serão apresentadas as irregularidades cuja portaria seja a 285/2018 (informar mensagem: “O código informado não é de uma irregularidade associada à portaria 285/2018” ou “Não existe nenhuma irregularidade associada à portaria 285/2018”.
- Observações:
- as irregularidades incluídas automaticamente pelo SGI não poderão ser excluídas pelo usuário.
- será possível que o usuário associe novas irregularidades à verificação, sendo que qualquer uma delas altera o resultado para reprovado.
- as irregularidades incluídas automaticamente pelo SGI não poderão ser excluídas pelo usuário.
Voltar para | 3.1.25 Medida Materializada de Volume