Guia Rápido (Crono) - Como emitir uma gru de verificação

De Wiki Inmetro
Ir para: navegação, pesquisa

Tela de emissão de GRU de verificação

Acesso

Para acessar está sessão: Emitir GRU de verificação.

Permissões

Quem pode visualizar esta tela são os grupos:

  • Todos

Tela

Ao entrar na atela para emitir a GRU de verificação, será visualizado conforme a Imagem 1.


Imagem 1


Ao selecionar o campo País de origem do proprietário e o país for Brasil, o campo Tipo de documento mostra os valores CPF e CNPJ.
Ao selecionar o campo País de origem do proprietário e o país não for Brasil, o campo Tipo de documento mostra somente Outro.
O campo CPF / CNPJ / Documento estrangeiro serve para informar os dados do documento selecionado no campo Tipo de documento, se for selecionado o CPF o campo limita em 11 caracteres, se for selecionado o CNPJ o campo é limitado em 14 caracteres, se for selecionado Outro o campo é limitado em 20 caracteres.
Ao selecionar o campo Tipo do veículo como Veículo emplacado no país, os campos CHASSI, Placa e RENAVAM são mostrados.
Ao selecionar o campo Tipo do veículo como Veículo emplacado no exterior, os campos País do veículo para selecionar o país, CHASSI e Placa são mostrados.
Ao selecionar o campo Tipo do veículo como Veículo novo, não emplacado, os campos País do veículo para selecionar o país e CHASSI são mostrados.
Ao selecionar o campo Tipo do veículo como Veículo do governo federal, estadual ou municipal liberado de emplacamento, os campos País do veículo para selecionar o país e CHASSI são mostrados.
Ao escolher o tipo de veículo como Veículo emplacado no exterior, Veículo novo, não emplacado ou Veículo do governo federal, estadual ou municipal liberado de emplacamento o sistema exibe a mensagem conforme a Imagem 9.


Imagem 9


O campo Placa é possível informar até 7 caracteres alfanuméricos.
O campo RENAVAM é possível informar até 11 caracteres numéricos.
O campo CHASSI é possível informar até 20 caracteres alfanuméricos. Caso o CHASSI seja remarcado ele terá o REM descrito e com isto precisará ter 20 caracteres, caso contrário será 17 caracteres. As letras O, I e Q não são permitidas no CHASSI. CHASSI com a palavra REM (Remarcado) só pode ser informado para veículos acima do ano de 1990.
O campo Ano de fabricação é para informar o ano em que o veículo foi fabricado.
Após informar todos os dados, será preciso clicar no botão Buscar.

Caso exista uma GRU não utilizada para este veículo, o usuário será redirecionado para a consulta de GRU, caso contrário irá para o item Dados para emissão de GRU.

Dados para emissão de GRU

Proprietário já cadastrado e veículo não cadastrado

Caso o proprietário já esteja cadastrado, será preciso informar somente os dados do veículo, como mostra a Imagem 2.


Imagem 2


Proprietário e veículo já cadastrados

Caso o proprietário e o veículo já estejam cadastrados, será preciso somente clicar no botão Emitir GRU de Verificação, como mostra a Imagem 3.


Imagem 3


Proprietário e veículo não cadastrados

Caso o proprietário e o veículo não estejam cadastrados, será preciso informar todos os dados e depois clicar no botão Emitir GRU de Verificação, como mostra a Imagem 4.


Imagem 4


Veículo já cadastrado e proprietário não cadastrado

Caso o proprietário não exista mas o veículo exista, será preciso informar os dados do proprietário e depois clicar no botão Emitir GRU de Verificação, como mostra a Imagem 5.


Imagem 5


Emissão da GRU de verificação

Após o usuário ter clicado no botão Emitir GRU de Verificação, uma nova tela aparecerá com os dados e o número da GRU, conforme a Imagem 6.


Imagem 6


Para visualizar a GRU, basta clicar em Imprimir GRU.

GRU normal

A GRU normal é emitida quando o proprietário do veículo é brasileiro. Abaixo temos um exemplo de GRU normal.


Imagem 7


GRU simples

A GRU simples é emitida quando o proprietário do veículo é estrangeiro. Abaixo temos um exemplo de GRU simples.


Imagem 8
.