Guia Rápido (PSIE) - Como Gerenciar Meus Selos e Meus Lacres

De Wiki Inmetro
Ir para: navegação, pesquisa

Introdução

Este procedimento tem como objetivo instruir o gerenciamento de Selos e Lacres.

Meu Selos e Meus Lacres


Em Meus Selos e Meus Lacres, são listadas todas as cartelas de documentos adquiridos pela empresa.
Nestas telas, a oficina poderá pesquisar as “faixas de documentos” por períodos de entrega (data em que os documentos foram adquiridos), fazendo isto, ele estará filtrando os resultados listados.
Esta tela também exibe um “Resumo de Utilização”, que são os totalizadores com a quantidade de documentos por situação.

Obs.: Para medidores de velocidade não existirá no menu o item “Meus Selos”.


Imagem 1


Detalhar

Para obter as informações detalhadas de uma faixa de documentos (marcas de reparado ou lacres azuis), basta o usuário localizar a faixa desejada e clicar no botão da lista referente a coluna “detalhar”.

Imagem 2


Após clicar no botão detalhar, o PSIE irá exibir todos os documentos da cartela, neste ponto, caso um documento tenha o status “Utilizado”, o usuário poderá clicar neste item e visualizar os detalhes do reparo.

Imagem 3


Imagem 4


Distribuir

Para distribuir selos e lacres de uma faixa entre os seus mecânicos, basta o usuário localizar a faixa desejada, e clicar no botão da lista referente à coluna distribuir.

Imagem 5


Será exibida uma janela onde o usuário terá as opções “Distribuir Selos” e “Recolher Selos”.

Imagem 6


Ao clicar em Distribuir, basta selecionar o mecânico, informar a data de entrega dos selos, clicar e arrastar sobre a numeração desejada. Após selecionar os documentos, clique em Salvar para concluir a distribuição. Após a distribuição dos selos e lacres, somente o mecânico de posse do documento poderá utilizá-lo.

Imagem 7


Para recolher selos/lacres em posse de um mecânico, e redistribui-los a outros mecânicos, basta clicar em “Recolher Selos”, selecionar a Data de Entrega e clicar e arrastar sobre os selos desejados, após a seleção, clicar em Salvar. Após o recolhimento, os documentos podem ser redistribuídos novamente para outros mecânicos.

Imprimir

Você também pode imprimir relatórios dos documentos de uma faixa, para isso, localize a faixa na lista e clique no botão “Imprimir”.

Imagem 8


Serão exibidos os relatórios disponíveis para impressão, após clicar no relatório, será aberta uma nova aba com o relatório desejado em pdf.

Imagem 9


Relatórios Disponíveis

  • Imprimir Faixa Completa: Imprime um documento em pdf com os detalhes de toda a faixa, exibindo no relatório o status de cada documento.
  • Imprimir as Pendências: Imprime todos os documentos pendentes da faixa; caso a faixa não tenha nenhum documento pendente exibe “Nenhum documento pendente na Faixa”.
  • Imprimir os Reparos da Faixa: Imprime a relação de reparos realizados com os documentos desta faixa.
  • Imprimir a Distribuição: Imprime todos os documentos da faixa agrupados por mecânico a quem o documento foi distribuído.


Meus Lacres


Em “Meus Lacres Azuis”, são listados todas os lacres adquiridos pela empresa. Nesta tela, a oficina poderá pesquisar as “faixas de lacres” por período de entrega (data em que os documentos foram adquiridos), fazendo isto, ele estará filtrando os resultados listados.
Esta tela também exibe um “Resumo de Utilização”, que são os totalizadores com a quantidade de documentos por situação.

Imagem 8


Detalhar


Para obter as informações detalhadas de uma faixa de lacres azuis, basta o usuário localizar a faixa desejada e clicar no botão da lista referente a coluna “detalhar”.

Imagem 8


Após clicar no botão detalhar, o PSIE irá exibir todos os documentos da cartela, neste ponto, caso um documento tenha o status “Utilizado”, o usuário poderá clicar neste item e visualizar os detalhes do reparo.


Imagem 8


Distribuir


Para distribuir os lacres de uma faixa entre os seus mecânicos, basta o usuário localizar a faixa desejada, e clicar no botão da lista referente à coluna “distribuir”.


Imagem 8


Será exibida uma janela onde o usuário terá as opções “Distribuir Lacres” e “Recolher Lacres”.


Imagem 8


Ao clicar em Distribuir, basta selecionar o mecânico, informar a data de entrega dos lacres, clicar e arrastar sobre a numeração desejada. Após selecionar os lacres, clique em Salvar para concluir a distribuição.
Após a distribuição dos lacres, somente o mecânico de posse do documento poderá utilizá-lo.

Imagem 8


Para recolher lacres de posse de um mecânico, e redistribui-los a outros mecânicos, basta clicar em “Recolher Lacres”, selecionar a Data de Entrega e clicar e arrastar sobre os lacres desejados, após a seleção, clicar em Salvar.
Após o recolhimento, os documentos podem ser redistribuídos novamente para outros mecânicos.

Imprimir

Você também pode imprimir relatórios dos documentos de uma faixa, para isso, localize a faixa na lista e clique no botão “Imprimir”.

Imagem 8


Serão exibidos os relatórios disponíveis para impressão, após clicar no relatório, será aberta uma nova aba com o relatório desejado em pdf.

Imagem 8


Solicitações de Rompimento de Lacres


  • Aviso 1: A oficina só deve realizar a solicitação de rompimento de lacres, caso precise romper lacres que estão localizados no plano de selagem principal.
  • Aviso 2: Recomendamos que a solicitação seja cadastrada com antecedência a data do reparo, isto para que o IPEM tenha mais tempo para analisar a solicitação, desta forma, ao identificar a necessidade de manutenção no equipamento, cadastre a solicitação de rompimento com o máximo de antecedência possível.

Cadastrar

Para cadastrar uma nova solicitação de rompimento de lacres, o usuário deverá clicar em nova solicitação, será exibida a tela de seleção da solicitação, onde o usuário deverá escolher o tipo de solicitação “Rompimento de Lacres” e clicar em “Prosseguir. ”

Imagem 8


Ao clicar em prosseguir, o usuário será redirecionado para a tela de “Nova Solicitação”, nesta tela, ele terá que informar obrigatoriamente o mecânico, a data do reparo, e os instrumentos que desejam realizar o rompimento dos lacres no plano de selagem principal.
Inicialmente a tela irá listar os medidores de velocidade pertencentes a própria permissionária, se for solicitar o rompimento para instrumentos de sua propriedade, basta preencher todas as informações.
Caso seja necessário solicitar o rompimento para medidores de velocidade que não pertençam a própria permissionária, como por exemplo uma filial ou um cliente para quem se presta serviços, você deverá clicar em “Alterar Proprietário”, digitar o CNPJ/CPF do proprietário e “Consultar”, serão listados os proprietários encontrados, onde você poderá selecionar o proprietário desejado.

Atenção: somente é possível uma solicitação por proprietário, não sendo possível realizar uma solicitação para medidores que pertençam a proprietários diferentes.


Imagem 8


Para selecionar os medidores em que se deseja realizar o rompimento, o usuário deverá utilizar os campos Número de Inmetro e Número de Série, estes campos se auto completam, possibilitando a pesquisa de um equipamento ao digitar o valor no campo.

Imagem 8


Outra alternativa é utilizar o botão Listar Todos, clicando neste botão, será aberta uma janela com a lista de instrumentos do proprietário selecionado, será possível navegar entre os registros utilizando a paginação da tela, para selecionar o instrumento basta clicar no ícone de selecionar.

Imagem 8


Após informar todos os dados, basta clicar em “Enviar Solicitação” para que a solicitação seja salva, inicialmente a solicitação terá o status “Aguardando Aprovação” até que o IPEM a analise, e decida entre aprovar ou reprovar a solicitação.

Visualizar / Acompanhar Andamento

Para visualizar os dados da solicitação, basta o usuário localiza-la na lista de solicitações, após localizar a solicitação desejada, basta clicar no botão “Visualizar” a direita da lista de solicitações.

Imagem 8


Ao clicar em “Visualizar”, o usuário será redirecionado para a tela de visualização da solicitação, nesta tela, é possível acompanhar o progresso da solicitação.
Após a solicitação ser aprovada pelo IPEM, o mecânico poderá realizar o reparo e romper lacres no plano de selagem principal sem o acompanhamento dos fiscais do Inmetro.

Imagem 8


Após a realização do reparo nos instrumentos da solicitação, a permissionária deverá realizar a prestação de contas destes serviços, como a solicitação de rompimento foi aprovada, é possível informar os lacres azuis utilizados no plano de selagem principal.
Será disponibilizada a opção para que o usuário seleciona locais de Utilização do plano de selagem principal conforme imagem abaixo.

Imagem 8


Após informar todos os reparos da solicitação na prestação de contas, a solicitação é finalizada automaticamente, agora, ao visualizar a solicitação é possível detalhar o reparo realizado em cada instrumento clicando no botão “Detalhar Reparo” na lista de instrumentos da solicitação.

Imagem 8


Solicitação Reprovada


Com a solicitação reprovada, não é permitido a oficina realizar o rompimento de lacres do plano principal sem o acompanhamento de um fiscal do Inmetro. Neste caso, o Inmetro enviará o fiscal para acompanhar o rompimento presencialmente.
Para acordar a data do rompimento, o PSIE irá disponibilizar a troca de mensagens entre IPEM e permissionária na tela da solicitação.


Imagem 8



Imagem 8



Relacionamentos

Voltar