Guia Rápido (PSIE) - Como Gerenciar Minhas Solicitações

De Wiki Inmetro
Ir para: navegação, pesquisa

Introdução

Este procedimento tem como objetivo instruir Como Gerenciar Solicitações.

Solicitações

Nesta tela, serão listadas todas as solicitações cadastradas pela empresa permissionária, é possível filtrar as solicitações utilizando o filtro de Status e intervalo de datas da solicitação. Após informar os filtros desejados, basta clicar em “Consultar” para que o PSIE liste os resultados de acordo com os filtros informados.

Imagem 1


Solicitações de Aquisição de Documentos

Cadastrar

Para cadastrar uma nova solicitação de aquisição de documentos, o usuário deverá clicar em nova solicitação, onde será redirecionado para a tela de “Nova Solicitação”, nesta tela, ele terá que informar obrigatoriamente a “Forma de Envio” dos documentos, se houver apenas uma forma de envio para o estado, este campo já estará selecionado e desabilitado para a seleção. Após selecionar a forma de envio, o usuário deverá selecionar a Regional que irá lhe atender, também deverá informar obrigatoriamente a quantidade de Marca de reparado “e ou” Lacres Azuis que deseja adquirir.
Após informar os dados solicitados, basta clicar em “Enviar Solicitação”, caso todos os dados estiveram corretos e válidos, a solicitação será enviada a regional de destino, e o usuário será redirecionado para a lista de solicitações, caso algum dado esteja faltando, o PSIE irá exibir a mensagem com as inconsistências encontradas, basta corrigi-las e enviar a solicitação novamente.

Imagem 2


Excluir

Somente é possível realizar a exclusão de uma solicitação caso a mesma ainda esteja aguardando a aprovação do IPEM. Neste caso, ao visualizar a solicitação o botão de “Excluir” estará disponível para a oficina, basta clicar sobre o botão e confirmar que deseja realizar a exclusão da solicitação.

Imagem 3


Visualizar / Acompanhar Andamento

Para visualizar os dados da solicitação, basta o usuário localiza-la na lista de solicitações, após localizar a solicitação desejada, basta clicar no botão “Visualizar” a direita da lista de solicitações.

Imagem 4


Ao clicar em “Visualizar”, o usuário será redirecionado para a tela de visualização da solicitação, nesta tela, é possível acompanhar o progresso da solicitação e realizar as interações quando solicitado.

Imagem 5


Após a solicitação ser aprovada pelo IPEM/Regional, será disponibilizada a GRU (cobrança) para o pagamento, ela será exibida em “Documentos da Solicitação” na tela de visualizar, e estará disponível para pagamento utilizando duas opções. Boleto Bancário: O Pagamento realizado via GRU cobrança (compensação bancária), poderá levar até 48h para a efetiva quitação e liberação para a realização do serviço; PagTesouro: O pagamento realizado via PagTesouro poderá ser efetivado utilizando as opções PIX ou Cartão de Crédito. Ao efetivar o pagamento, a sua quitação e liberação para a realização do serviço será automática;


Imagem 6


Ao clicar no botão Pagar GRU, o sistema irá disponibilizar uma janela modal com as duas opções de pagamento.


Imagem 7


Ao selecionar a opção “Imprimir”, uma nova aba será aberta em seu navegador com a GRU em arquivo .pdf disponível para a impressão ou download.

Imagem 8


Ao selecionar a opção “PagTesouro”, a janela modal receberá a interface de pagamentos do PagTesouro, e o usuário poderá optar por duas formas de pagamento, “PIX” ou “Cartão de Crédito”, basta seguir as instruções da tela e concluir o pagamento.


Imagem 9


Após a conclusão do pagamento utilizando a opção PagTesouro, o sistema já irá exibir a GRU como quitada. Após a conclusão do pagamento utilizando a opção Boleto Bancário, o usuário deverá aguardar os dados do pagamento entrar no sistema, o que poderá demorar até 48h.
Finalizado o pagamento, o IPEM/Regional irá disponibilizar a numeração das marcas de reparado, concluindo a etapa “Venda IPEM”. Obs:. A disponibilização de GRU se aplica a solicitações em que se pede Marca de Reparado, para solicitações onde se pede apenas lacres azuis, esta etapa não existe, neste caso, serão disponibilizados os documentos para a oficina, já concluindo a etapa “Venda IPEM”.
Após a conclusão da etapa “Venda IPEM”, os documentos serão enviados pelos correios ou retirados pela oficina no próprio órgão, isto irá depender se o IPEM ao qual se solicitou os documentos trabalhar com o envio via correios, e se você selecionou está opção ao cadastrar a solicitação. Ao receber/retirar os documentos, basta visualizar a solicitação e acusar o recebimento, clicando no botão “Sim, Foram Recebidos”, fazendo isto, a solicitação será finalizada.

Imagem 10

Solicitação Reprovada

A solicitação poderá ser reprovada pelo IPEM/Regional, isto irá ocorrer quando o órgão julgar que a quantidade de documentos solicitados não corresponde a necessidade de sua oficina, ou caso a quantidade de pendências esteja maior que a média de utilização nos últimos 3 meses. Quando a solicitação for reprovada, o IPEM/Regional irá lhe fornecer uma justificativa para a reprovação.

Imagem 11

Solicitações de Renovação de Credenciamento

Cadastrar

Para cadastrar uma nova solicitação de renovação, o usuário deverá clicar em “Nova Solicitação” na tela de solicitações, uma janela modal será aberta para a seleção do tipo da solicitação, o usuário deverá selecionar o tipo “Renovação de credenciamento”, onde será redirecionado para a tela de “Nova Solicitação”.
Na tela de cadastro da solicitação, o usuário deverá selecionar obrigatoriamente a “Regional” que irá lhe atender, também deverá selecionar o “Escopo da Solicitação”, isto é, para qual credenciamento está sendo solicitada a renovação. As opções listadas neste campo são restritas aos credenciamentos vencidos ou próximos ao vencimento (restando 30 dias ou menos), por fim, o usuário deverá concordar com o termo de responsabilidade para que possa concluir o cadastro da solicitação.
Após informar os dados solicitados, basta clicar em “Enviar Solicitação”, caso todos os dados estiveram corretos e válidos, a solicitação será enviada a regional de destino, e o usuário será redirecionado para a lista de solicitações, caso algum dado esteja faltando, o PSIE irá exibir a mensagem com as inconsistências encontradas, basta corrigi-las e enviar a solicitação novamente.
Após cadastrar a solicitação, uma GRU será emitida para o serviço solicitado.

Imagem 12


Imagem 13


Imagem 14


Pagamento da GRU

Após cadastrar a solicitação com sucesso, a GRU emitida para a solicitaçãoo estará disponível para impressão na tela de visualizar, para visualizar a solicitação, basta localizar na tela de “Solicitações” a solicitação de renovação e clicar em “Visualizar” no canto direito da tabela.

Imagem 15


Imagem 16


Após clicar no botão de impressão, uma nova aba será aberta e a GRU será exibida em formato Pdf.

Encerrar Solicitação

O usuário poderá a qualquer momento encerrar a solicitação de renovação. Neste caso, ao visualizar a solicitação, o botão de “Encerrar Solicitação” estará disponível para a oficina, basta clicar sobre o botão e na janela de confirmação informar o motivo da desistência do processo, e clicar em “Sim”.


Imagem 17


Imagem 18


Anexar Arquivos

O usuário poderá a qualquer momento em que a solicitação esteja em andamento, anexar arquivos. O IPEM poderá solicitar documentos ao analisar o processo de renovação, caso algum documento seja solicitado, o usuário poderá enviá-los utilizando o campo “Anexar Arquivos” na tela de visualização a solicitação.
Para anexar, basta clicar em “Selecionar Arquivos” ou “Arrastar os arquivos para a área destacada” que o arquivo será carregado para envio, após carregar todos os arquivos desejados, o usuário deve clicar em “Enviar Anexos”. Os anexos enviados serão listados na sessão “Documentos Anexados”.

Imagem 19


Relacionamentos