Guia Rápido (PSIE) - Como Gerenciar Verificação em Medidores de Velocidade

De Wiki Inmetro
Ir para: navegação, pesquisa

Introdução

Este procedimento tem como objetivo Como Gerenciar Verificação em Medidores de Velocidade.

Solicitações de Verificação em Medidores de Velocidade

Cadastrar

Para cadastrar uma nova solicitação de Verificação em Medidores de Velocidade, o usuário deverá clicar em nova solicitação, será exibida a tela de seleção da solicitação, onde o usuário deverá escolher o tipo de solicitação “Verificação em Medidores de Velocidade” e clicar em “Prosseguir. ”

Imagem 1


Ao clicar em prosseguir, o usuário será redirecionado para a tela de “Nova Solicitação”, nesta tela, ele terá que informar obrigatoriamente a regional que irá atender à solicitação, e os instrumentos em que se desejam realizar a verificação.

Imagem 2


Para selecionar os medidores em que se deseja realizar a verificação, o usuário deverá utilizar os campos Número de Inmetro e Número de Série, estes campos se auto completam, possibilitando a pesquisa de um equipamento ao digitar o valor no campo.

Imagem 3



Imagem 4


Outra alternativa é utilizar o botão Listar Todos, clicando neste botão, será aberta uma janela com a lista de instrumentos do proprietário selecionado, será possível navegar entre os registros utilizando a paginação da tela, para selecionar o instrumento basta clicar no ícone de selecionar.

Imagem 5


Caso deseje solicitar uma verificação inicial para um instrumento, o usuário deve clicar em Cadastrar Novo e informar os dados do novo instrumento.

Imagem 6


Caso seja necessário solicitar a verificação para instrumentos que não estejam associados ao cadastro do proprietário da permissionária, é possível procurar em outros cadastros existentes na base de dados que tenham o mesmo CNPJ da permissionária, para isto, você deverá clicar em “Alterar Proprietário”, serão listados os proprietários encontrados para o CNPJ da permissionária, onde você poderá selecionar o proprietário desejado.


Imagem 7


Atenção: Somente é possível solicitar verificações de medidores para proprietários cadastrados com o seu próprio CNPJ.
Atenção: Somente é possível uma solicitação por proprietário, não sendo possível realizar uma solicitação para medidores que pertençam a proprietários diferentes.


Após informar os instrumentos para a solicitação, basta clicar em “Enviar Solicitação” para que a solicitação seja salva, inicialmente a solicitação terá o status “Aguardando Aprovação” até que o IPEM a analise, e decida entre aprovar ou reprovar a solicitação.

Visualizar / Acompanhar Andamento

Para visualizar os dados da solicitação, basta o usuário localiza-la na lista de solicitações, após localizar a solicitação desejada, basta clicar no botão “Visualizar” a direita da lista de solicitações.


Imagem 8


Ao clicar em “Visualizar”, o usuário será redirecionado para a tela de visualização da solicitação, nesta tela, é possível acompanhar o progresso da solicitação.


Imagem 9


Após a solicitação ser aprovada pelo IPEM, será disponibilizada a GRU para o pagamento antecipado, está GRU poderá ser impressa na tela de visualização da Solicitação.


Imagem 10


Após o pagamento da GRU, o IPEM irá disponibilizar as datas para a realização do serviço, estas datas devem ser acordadas entre o IPEM e a permissionária, isto pode ser feito via troca de mensagens. Após a definição da data no sistema, o fiscal do Inmetro irá ao local e realizará a verificação.

Imagem 11



Imagem 12


Após a realização do serviço pelo IPEM, será disponibilizado o laudo modelo preenchido para a conferência, também deverão ser enviadas ao IPEM as fotos das passagens do veículo, conferido o laudo modelo e as fotos, o certificado será emitido para os instrumentos da solicitação, este certificado deverá ser retirado na sede do IPEM.

Relacionamentos