Guia Rápido (PSIE) - Como Prestar Contas de Etiquetas de Reparo

De Wiki Inmetro
Ir para: navegação, pesquisa

Introdução

Este procedimento tem como objetivo instruir sobre Prestação de Contas de Etiquetas de Reparo.

Prestação de Contas de Etiquetas de Reparo

Recomendamos a utilização do navegador Google Chrome que pode ser baixado no endereço https://www.google.com/chrome?hl=pt-br.

É necessário no mínimo 1 MB de conexão com a internet para o bom funcionamento do sistema.

Imagem 1


Para iniciar a sua prestação de contas clique na opção do menu “Realizar Prestação de Contas”. Na página de prestação, digite o CNPJ/CPF do cliente onde foi realizada a manutenção do instrumento. Para itens do tipo taxímetro é possível também fazer a busca por Permissão/ Alvará.
Existem 3 situações que podem ocorrer ao pesquisar um cliente:

  • O cliente e seus instrumentos já estão cadastrados no banco de dados do Inmetro;
  • O cliente está cadastrado no banco de dados do Inmetro, mas não possui instrumento vinculado;
  • O cliente não está cadastrado.


Vale ressaltar que orientações que serão passadas a seguir são válidas para proprietários ou instrumentos de Bombas Medidores e IPNA. Para cadastrar um proprietário ou instrumento de outro tipo, é necessário que se entre em contato com o órgão delegado de seu estado.

Proprietário e Instrumentos Já Cadastrados

Quando digitar um CNPJ/CPF que já estiver cadastrado o sistema exibirá uma janela conforme imagem abaixo.

Imagem 2


Selecione um dos instrumentos que aparecer na lista, confira o número do Inmetro, o número de série e o endereço proprietário, pois pode ser que apareça mais de um registro na lista. Caso não encontre o instrumento desejado para o proprietário, será necessário informar os dados do equipamento onde foi efetuada a manutenção manualmente. Para isto, clique em “Cadastrar novo instrumento para este proprietário” conforme a figura abaixo.

Imagem 3


Se o instrumento for encontrado na lista, clique no botão “Selecionar” para continuar a prestação de contas. O sistema irá preencher automaticamente algumas informações, tais como, número do Inmetro, número de série e marca. Veja a figura abaixo.


Imagem 4


Agora será preciso informar somente a data do reparo, o número da etiqueta de reparado, o técnico, as informações da ordem de serviço e algumas informações específicas para determinados tipos de instrumentos, ex.: Bombas Medidoras e Balança. Veremos algumas particularidades dessas espécies mais à frente. Caso queria continuar com a prestação de contas nos instrumentos do proprietário selecionado, não é necessário efetuar a pesquisa novamente para trazer os equipamentos cadastrados, basta clicar no botão “Lista de Instrumentos” para que a lista seja aberta novamente.


Somente o Proprietário Cadastrado

Outra situação que pode ocorrer na prestação de contas é a de não encontrarmos instrumentos cadastrados para o proprietário selecionado. O sistema irá mostrar a lista com os proprietários, onde iremos selecionar o endereço correto, e feito isso, como não será encontrado nenhum instrumento, as informações deverão ser preenchidas manualmente.

Proprietário Não Encontrado

Ao digitarmos um CNPJ/CPF para efetuarmos a pesquisa, pode ser que o sistema não encontre nenhuma informação na base de dados. Caso isso ocorra, iremos proceder ao cadastramento manual do proprietário conforme a figura abaixo.

Imagem 5


Para o cadastro do novo proprietário é necessário informar os seguintes dados:

  • Razão Social;
  • CEP (Ao informar o CEP o sistema irá buscar os dados do endereço na base de dados dos correios);
  • Número;
  • Complemento.


Caso o sistema não encontre o CEP, os campos: Estado, Município, Bairro e Logradouro serão habilitados para o preenchimento manual. Para salvar os dados clique no botão “Adicionar”. Após o cadastramento correto podemos continuar o processo de prestação de contas. A seleção do técnico responsável pelo reparo é automática, ao digitar o número da etiqueta de reparado, o sistema irá buscar o técnico na distribuição dos documentos e preencher automaticamente o campo. Se todos os campos estiverem preenchidos, clique no botão “Salvar Reparo” para salvar as informações. Alguns campos são validados nesse momento. A etiqueta de reparado deve pertencer à sua carga ou então o sistema não deixará proceder com a inserção. Caso tenha problema com a numeração da etiqueta, entre em contato com o órgão delegado no seu estado.

Marcas de Selagem (Lacres Azuis)

Obs:. Esta secção se aplica as oficinas permissionárias com credenciamentos em Bombas Medidoras de Combustíveis, Taxímetros, Mototaxímetros, Medidor de Umidade de Grãos e Medidores de velocidade.

Para informar as marcas de selagem utilizadas e rompidas, utilize os campos abaixo.

Imagem 6


Para informar as marcas de selagem (lacres azuis) utilizadas (afixadas), selecione o tipo de ação “Afixado”, depois basta selecionar o local em que foi utilizado e informar o número do lacre, após informar os dados, clique em “Adicionar”.

Imagem 7


Repita este procedimento para todos os lacres afixados no reparo do equipamento. Para informar as marcas de selagem (lacres azuis) rompidas, selecione o tipo de ação “Rompido”, depois basta selecionar o local em que o lacre estava e informar o número do lacre, após informar os dados, clique em “Adicionar”.


Imagem 8


Repita este procedimento para todos os lacres rompidos no reparo do equipamento. Caso nenhum lacre tenha sido rompido no reparo do equipamento, é necessário marcar a opção “Declaro que não retirei nenhuma marca de selagem do equipamento”. Em casos onde não é possível informar as marcas de selagens (lacres) rompidas, seja por a numeração estar ilegível, ou o equipamento não ter nenhum lacre, ou qualquer outro motivo, você poderá descrever este motivo utilizando o campo habilitado.


Imagem 9

Após informar todos os lacres afixados e rompidos, e as outras informações do formulário de prestação de contas, basta clicar em “Salvar Reparo”.

Balanças

Para a prestação de contas de permissionárias de balança, será necessário informar a carga máxima do equipamento. Para isso, digite a carga máxima digitando apenas valores numéricos, como pode ser visto na imagem abaixo. Selecione também a unidade de medida de acordo com o instrumento que está sendo inserido. Os valores permitidos são de 1 miligrama até 180 toneladas.

Imagem 10


Bombas Medidoras

Para a prestação de contas de instrumentos do tipo Bomba Medidora, algumas informações específicas são obrigatórias, tais como: Número da OS, os serviços prestados, e a numeração das marcas de selagem (lacres azul) utilizadas no reparo e as marcas de selagem (lacres) que foram rompidas. Veja na figura abaixo.

Imagem 11


Reparos em Ilha

Ao realizar o reparo em um equipamento que seja uma ilha, o PSIE irá listar os outros bicos desta ilha, assim, é possível informar as outras marcas de reparado utilizadas em uma mesma ordem de serviço. Vale ressaltar que os campos “Bicos da Ilha” não são obrigatórios, sendo assim, eles podem ser deixados em branco. Informando as marcas de reparado utilizada nos bicos, o PSIE irá replicar as informações do reparo e realizar a baixa das marcas de reparado separadamente, assim, informações como Mecânico, Data do Reparo, Nº da Ordem de serviço e as Descrições dos reparos só serão informadas uma única vez, eliminando a necessidade de se realizar vários reparos para a mesma ordem de serviço. Obs:. Neste tipo de reparo, somente é possível informar os 12 lacres azuis utilizados no corpo da bomba, caso no reparo tenha sido utilizado mais de 12 lacres, o reparo deve ser informado separadamente.

Imagem 12


Taxímetros

Para a prestação de contas de permissionárias de taxímetros, será necessário informar os serviços realizados. Para isso, clique no serviço realizado (Troca de Proprietário, Troca de Taxímetro, Troca de Veículo) e preencha as informações solicitadas, como pode ser visto na figura abaixo.

Imagem 13


Caso a descrição da ordem de serviço não esteja na lista, selecione a opção “Outros” e preencha manualmente as informações. Mais de uma descrição pode ser selecionada. A numeração do lacre azul também é verificada. Caso não esteja vinculada ao seu cadastro, entre em contato com o órgão delegado do seu estado.


Reparos Realizados

Nesta tela, você poderá consultar todos os seus reparos informados no PSIE. É possivel filtrar os reparos pela data do reparo, ou pelo CNPJ do proprietário do instrumento reparado.

Imagem 14


Após realizar a consulta, também será possível efetuar a impressão do resultado da pesquisa em um documento PDF ou no formato do Excel. Para isso utilize as opções de download que podem ser vistas na figura abaixo.

Imagem 15


Relacionamentos


Figura

Voltar