Manual de Instalação do Sistema Operacional Linux e Instalação do SGIMóvel - Pré Medidos

De Wiki Inmetro
Ir para: navegação, pesquisa

Introdução

Após acessar os arquivos de instalação via FTP através dos links ftp://ftp.inmetro.rs.gov.br:221 ou FTP://200.132.19.190:221, deve ser instalado primeiramente o sistema operacional Linux e após, o SGIMóvel, seguindo os passos descritos abaixo.

Requisitos do Sistema

Para instalação do Sistema Operacional Linux, distribuição OpenSUSE12.2, e para instalação do Sistema Móvel, é obrigatório que o laptop atenda aos requisitos mínimos abaixo:

  1. Pentium 4 2.4 GHz ou superior;
  2. Memória física RAM 2 GB ou superior;
  3. 100 GB de espaço disponível em disco (recomendado superior);
  4. Resolução de tela 1024 x 768 ou superior;


Instalação do Sistema Operacional OpenSUSE12.2

Para realizarmos a instalação do Sistema Operacional OpenSUSE12.2, é preciso inicializar o laptop com o DVD Instalando o OpenSUSE12.2 e após, realizar os seguintes procedimentos:

  • Na tela apresentada na Imagem 1, pressione a tecla <F2> (Language) e selecione o idioma Português (Brasil), conforme mostrado na Imagem 2.
  • Após configurar o idioma, pressione a tecla <F3> (Modo de vídeo) para alterar a resolução da tela, caso a mesma não corresponda ao padrão recomendado, que é 1024 x 768.
Imagem 1


Imagem 2


  • Após configurações acima, selecione a opção Instalação e tecle <enter>, conforme a Imagem 3.
Imagem 3


  • A tela exibida na Imagem 4 corresponde ao Contrato de Licença. Para seu conhecimento, faça a leitura e após, clique no botão <Próximo>:
Imagem 4


  • Na próxima tela, mostrada na Imagem 5, mantenha a configuração pré-estabelecida, ou seja, selecione Nova instalação e marque apenas a opção Usar a configuração automática. Estando essas opções selecionadas, clique em <Próximo>.
Imagem 5


  • Nessa tela, mostrada na Imagem 6, defina o fuso horário de acordo com o estado do Brasil em que se encontra e clique em <Próximo>:

Observação: não é necessário ajustar o horário nesta etapa, pois será sincronizado ao estabelecer conexão com o servidor Webservice (na instalação do Sistema Móvel).

Imagem 6


  • Na próxima tela, mostrada na Imagem 7, selecione a opção Área de trabalho KDE e clique em <Próximo>.
Imagem 7


  • Nesta etapa (Imagem 8), iremos realizar o particionamento do HD. Clique em Criar a configuração da partição e depois clique em <Próximo>.
Imagem 8


  • Conforme a Imagem 9, estaremos preparando o disco rígido. Selecione a opção 1: 1 Disco IDE … e clique em <Próximo>.
Imagem 9


  • Na tela abaixo (Imagem 10), clique no botão <Usar o disco rígido inteiro> (ao clicar, os itens 1, 2 e 3 serão selecionados). Em Configurações recomendadas, defina apenas a opção Propor Partição Home Separada e clique em Próximo.
Imagem 10


  • A tela abaixo (Imagem 11) é novamente mostrada. Basta clicar em <Próximo>.
Imagem 11


  • Agora chegamos à etapa de criação do usuário. Nessa tela, mostrada na Imagem 12, deixe os campos em branco, mantenha as configurações pré - estabelecidas e clique em <Próximo>.
Imagem 12


  • Após a etapa anterior, será exibida a mensagem mostrada na Imagem 13. Confirme clicando em <Sim>.
Imagem 13


  • Nesta etapa, estamos configurando o Administrador do Sistema root . No campo Senha para o Usuário root, digite sgimovel2 e confirme-a digitando novamente no campo Confirmar senha. Finalize clicando em <Próximo>
Imagem 14


  • Agora estamos na fase de configurações da instalação, mostrada na Imagem 15. Nesta tela basta clicar em <Instalar>.
Imagem 15


  • Será exibida a tela mostrada na Imagem 16, informando que as partições existentes serão removidas. Confirme a instalação clicando no botão <Instalar>.
Imagem 16


  • Aguarde a finalização da primeira parte da instalação (Imagem 17). Ao final dessa etapa será exibida a mensagem informando que a máquina será reiniciada. Aguarde, pois esse processo é automático.
Imagem 17


  • Agora estamos na fase final da instalação do sistema operacional Linux. Após reiniciar (conforme etapa anterior), o sistema realizará as últimas instalações e finalizará o processo, liberando o sistema para conexão do usuário. Na tela do login, mostrada na Imagem 18, informe o usuário root e a senha sgimovel2 (cadastrada anteriormente).
Imagem 18



Instalação do Sistema Móvel

Para instalação do Sistema Móvel, alguns pré-requisitos deverão ser atendidos:

  1. O laptop deverá estar com o Sistema Operacional OpenSUSE12.2 instalado (veja nesse manual o passo a passo de sua instalação);
  2. O laptop deverá estar conectado na rede;
  3. A impressora deverá estar instalada, conforme o passo a passo abaixo:


Instalação da Impressora

Clique em Iniciar, selecione Computer e selecione a opção YaST, conforme figura abaixo:

Imagem 19


  • Na tela abaixo, mostrada pela Imagem 20, selecione a opção Printer.
Imagem 20


  • Na próxima tela, mostrada na Imagem 21, clique no botão <Add>.
Imagem 21


  • Nesta tela, selecione a opção desejada e clique em <OK>.
Imagem 22


  • Na última tela, selecione a impressora e clique em <OK>.
Imagem 23


Certifique-se que os pré-requisitos acima tenham sido realizados, para continuar com a Instalação do Sistema Móvel

Instalação do Sistema Móvel

  • Insira o DVD Instalação do Sistema Móvel e siga os seguintes passos:


  • Abra o gerenciador de arquivos clicando no ícone indicado na Imagem 24.
Imagem 24


  • Ao clicar na opção SGIMovel, abrirá um menu de opções. Selecione a Open with file manager, conforme figura mostrada abaixo.
Imagem 25


  • No gerenciador de arquivos, mostrado na Imagem 26, dê um DUPLO CLIQUE em instalar.sh.
Imagem 26


Confirme a instalação, conforme a Imagem 27. A partir deste momento serão, instalados alguns pacotes da distribuição Linux, criado um banco de dados OracleXE (11.2.0.2.0), instalado o software Oracle Developer Suite (10.1.2.0.2) e importados os schemas LAPMPE e TSGERENCIADOR com dados iniciais do estado (UF) em referência.

Imagem 27


Se nenhum problema ocorrer durante a instalação e a configuração, o sistema sincronizará a data do sistema operacional com o servidor Webservice, atualizará automaticamente a versão do sistema (telas, relatórios, bibliotecas e arquivos pdf's) e reinicializará o laptop.
Após reiniciar, a instalação estará concluída. Na tela de login informe o usuário sgimovel e a senha sgimovel.

Utilizando o Sistema Móvel

Imagem 28


Nesta parte do manual iremos aprender utilizar o Sistema Móvel e seus utilitários, manipular arquivos e aprender a utilizar a nova forma de integração (conexão remota) com as áreas de TI, através da ferramenta TeamViewer.

Gerenciamento de Arquivos

Através do menu Documentos, é possível realizar o gerenciamento de arquivos pessoais, assim como serão disponibilizados, através das atualizações das versões do sistema (WebService), portarias, ofícios e normas, no formato PDF.

Imagem 29


Escritório

Através do menu Escritório, é possível trabalhar com ferramentas para edição de texto, cálculos e planilhas, e também desenvolver apresentações (slides).

Imagem 30


SGIMóvel

Através do menu SGIMóvel, será inicializado o Sistema Móvel, onde serão realizados todos os trabalhos pertinentes à fiscalização.

Imagem 31


Meu Computador

Através dessa ferramenta é possível analisar informações quanto ao disco rígido (espaço total e disponível), status da rede (se conectado ou não), informação da bateria, entre outros dados analíticos.

Imagem 32


Utilitários do SGIMóvel

Nesse menu estão disponíveis alguns utilitários desenvolvidos para auxiliar os administradores do sistema e o usuário principal, quanto ao gerenciamento do banco de dados, backup do sistema e análise de conexões.

Imagem 33


1 Consulta placa de rede

Imagem 34

Essa ferramenta é utilizada para consultar as configurações da rede. Para selecionar essa opção, basta dar duplo clique no item Consulta placa de rede.

2 Consulta conexão Oracle

Imagem 35

Nesse item, é possível analisar e verificar se o laptop está conectando com a base de dados de produção.

3 Configuração da Balança

Imagem 36

Utilizado para testar a conexão com a balança. Caso não conectada corretamente, será apresentada uma mensagem de erro.

4 Configuração da Impressora

Imagem 37

Através desse menu, é possível configurar e instalar impressoras. Para isso, informe a senha do administrador do sistema (root). Caso não a tenha, entre em contato com a TI da Surrs.

5 Consulta WebService.log

Imagem 38

Utilize essa ferramenta para verificar se o laptop está conectado ao Webservice.

6 Consulta alert.log

Imagem 39

Através dessa ferramenta, os administradores do sistema podem analisar, em detalhes, o comportamento do banco de dados.

7 Backup do SGIMóvel

Imagem 40

Através dessa ferramenta, é possível realizar o backup do sistema. Ao clicar em Backup do SGIMóvel será exibida uma perguntando solicitando sua confirmação. Após clicar em <OK>, o sistema verificará se o pendrive está conectado (conforme imagem acima). Caso não possua pendrive, clique em <Cancel>. Nesse momento o sistema realizará o processo de backup e será realizado apenas no disco rígido, conforme imagem abaixo. Observações:

  • Evite perda de dados: realize o backup a qualquer momento e a qualquer hora;
  • O pendrive é de uso EXCLUSIVO do sistema móvel. LEMBRE-SE que todos os arquivos existentes no pendrive, com exceção do PDF, serão excluídos após a confirmação da realização do backup.
Imagem 41


8 Restore do backup

Imagem 42

Esse utilitário está disponível apenas para os administradores do sistema. Sua principal função é a restauração da base de dados do Sistema Móvel.