8.1.2.1.1 - Inmetro - Processamento de Pagamentos

De Wiki Inmetro
Ir para: navegação, pesquisa

Guia Rápido de Registro de Cobrança Bancária e Processamento de Retorno de Pagamentos


“As instruções contidas neste guia rápido detalham como é o funcionamento do registro bancário na estrutura da RBMLQ/Inmetro”.

Inicialmente, apresenta-se a estrutura do registro de forma simplificada:

Imagem 1 - Estrutura do registro bancário, centralizado no SGI


Os portais de “Cronotacógrafos” e “PSIE” estão configurados para realizar o registro direto com o servidor do Banco do Brasil no momento da emissão da GRU.

Entretanto, em caso de negativa do servidor do BB quanto ao registro (erro de comunicação, problemas na resposta, etc.), a GRU é entregue ao cliente e, a missão de registrar fica com o SGI através do EDI (Eletronic Data Interchange), processo este que é realizado para as demais cobranças, ou seja, do próprio SGI; ou originadas de coletores; ou laptops; etc.

Desta forma, detalha-se o funcionamento do registro no sistema de gestão integrado (SGI), uma vez que centraliza as operações, principalmente do retorno do registro bancário, mesmo que seja através do registro direto.

Atualmente, a estrutura de bancos de dados do SGI está em formato distribuído, onde as cobranças para registro são vinculadas em remessas de forma local, mas que são acessadas no banco de dados consolidado do Inmetro para geração de arquivos no formato CNAB400 (layout de intercâmbio bancário):

Imagem 2 - Estrutura de bancos de dados do SGI


As remessas para registro são criadas, geradas e exportadas de forma centralizada pela “Diraf – Diretoria de Administração e Finanças”, uma vez que requer acesso a conta corrente bancária do Inmetro.

Desta forma, o processo de registro das cobranças é iniciado pelo financeiro do Inmetro através da tela “8.1.2.1.1 – Inmetro – Processamento de Pagamentos”.
Após criada a remessa para registro, rotinas de bancos de dados são acionadas para vincular as cobranças aptas para registro de cada órgão da RBMLQ ou do Inmetro:

  1. “GRUs antecipadas ou de serviços” - incluídas ou alteradas a pelo menos 30 minutos e que não estejam com seu registro em alteração (bloqueado em tela);
  2. “GRUs importadas dos coletores ou laptops” - importadas a pelo menos 30 minutos;
  3. “GRUs incluídas nos portais PSIE e CRONO” - em caso de negativa no registro direto;
  4. “GRUs do jurídico com decisão emitida” - incluídas a pelo menos 30 minutos;
  5. “GRUs da cobrança” - atualizadas pelo índice SELIC e com vencimento futuro;

Conforme informado acima, dependendo do tipo de GRU e o atendimento a alguns pré-requisitos, a cobrança fica apta para registro.
Desta forma, o processo de registro é iniciado pelo financeiro do Inmetro na tela “8.1.2.1.1”:

Imagem 3 - Inicio do processo de registro de cobranças do Inmetro


Processo de vinculação de cobranças para registro finalizado, aguardando exportação:

Imagem 4 - Processo de vinculação de cobranças para registro finalizado


A movimentação de registro das cobranças poderá ser acompanhado nas telas de consulta de cobranças do financeiro (8.1.1.1.3) ou jurídico (9.2.1.2):

Imagem 5 - Consultando o histórico de registro de uma cobrança - GRU


Desta forma, diariamente após o processamento de pagamentos, a área financeira de todos os órgãos da RBMLQ deverá acessar a tela de relatório “8.1.1.3.4 – Pendências a Classificar / Recusas” para visualizar quais cobranças tiveram recusa no registro bancário e tentar resolver os casos para encaminhar novamente para registro.


Arquivos de Retorno - Banco do Brasil 

Através desta aba são processados os arquivos de retorno de pagamentos do Banco do Brasil e do STN, ou seja, representam os pagamentos de GRU cobrança registrada, GRU simples ou confirmação de pagamentos através do PagTesouro(PIX).

Imagem 6 - Arquivos de retorno de pagamentos - GRU cobrança registrada/GRU simples/PagTesouro-PIX


Desta forma, após recepcionar os arquivos do BB e do STN:

  • Informe a "Data Movimento";
  • Clique no botão "Arquivos" e selecione os arquivos de retorno BB ou STN salvos;
  • Após selecioná-los, os mesmos já serão processados caso a data de movimento do arquivo seja a mesma da data de movimento informada.


Importação de RAs, OBs e PFs 

Através desta aba que são processadas informações de retorno do SIAFI para serem contabilizadas para o órgão de repasse vinculado ao Inmetro.

Imagem 7 - Processando arquivos do SIAFI - OBs


Desta forma, para processar as informações geradas no SIAFI (arquivo texto), acesse a aba "Importação de RAs, OBs e PFs":

  • Informe a "Data do movimento";
  • Clique no botão "Arquivos" e selecione os arquivos de retorno SIAFI previamente salvos;
  • Após visualizar a quantidade de registros válidos de cada arquivo, conforme imagem acima, marque a caixa de seleção dos arquivos desejados e após acione o botão "Inserir Arquivos".


Finalização de Movimento 

Os pagamentos e confirmação do registro bancário somente serão distribuídos aos órgãos destino da RBMLQ e Inmetro após a finalização do movimento.

Imagem 8 - Finalizando o movimento financeiro


Portanto, se todos os arquivos de pagamentos foram processados, informe a data de movimento em "Data Mov."' e depois clique em "Finalizar Movimento".
O sistema faz algumas verificações e solicita confirmação.

Imagem 9 - Confirmação da finalização do movimento financeiro


Após a confirmação, o sistema conecta com o Web Server SISGRU e importa as informações das cobranças. Se houver algum problema para o SGI conectar com o Web Server, como por exemplo a senha ter expirado, o sistema emite uma mensagem e solicita alteração da senha.

Imagem 10 - Confirmação da alteração da senha


Para atualizar a senha do Web Server no SGI, é preciso informar a antiga e a nova senha cadastrada no site do SIAFI.

Imagem 11 - Alteração de senha


Ao final do processamento o sistema informa:

Imagem 12 - Movimento Finalizado



Por fim, o SGI fará a totalização da movimentação financeira, habilitando a distribuição dos pagamentos pela RBMLQ e Inmetro.