Recebimento de Materiais

De Wiki Inmetro
Ir para: navegação, pesquisa

Introdução

O fim do processo de solicitação de um item contratado implica na entrega do mesmo. Por isso, após todo o processo de empenho, o item entrará para uma lista de pendentes de entrega.
Esta lista de empenhos com pendências de entrega deve ser gerenciada através da tela 8.7.1.2.11 - Controle de Recebimento de Materiais (AL2190).

Recebimento

O Recebimento de materiais via SGI pode ser feito total ou parcialmente. Isto significa que o sistema compreende a necessidade de se efetuar uma entrega de itens de um empenho de forma parcelada, ou mesmo consegue fazer o cadastro de uma epode ser feito total ou parcial. Isto significa que o sistema compreende a necessidade de se efetuar uma entrega de itens de um empenho de forma parcelada, ou mesmo consegue fazer o cadastro de uma entrega que, por algum erro, tenha um item faltando, sem impedir o fluxo do recebimento e entrada no Almoxarifado. Para efetuar o recebimento, o usuário deve selecionar o empenho que deseja receber, na parte superior da tela. Alguns campos da linha ficarão com o fundo azul para identificar qual empenho está selecionado no momento. Com o empenho selecionado, o usuário poderá verificar os itens pendentes de entrega deste empenho, título abaixo na tela em vermelho, e os itens entregues, título no centro da tela em azul.
Desta forma, usuário deve verificar se deseja fazer um recebimento total dos itens empenhados ou parcial. Se for um recebimento total dos itens de um empenho, basta marcar a caixa de seleção conforme demonstra a imagem 1. Caso a entrega seja parcial, basta selecionar APENAS quais itens serão recebidos, conforme demonstrado na imagem 2. Um item pode ser recebido parcialmente, ou seja, receber apenas uma quantidade daquele item que o sistema irá considerar o restante como pendente. Importante : a quantidade a ser recebida é preenchida no próximo passo.
Ao pressionar a caixa de seleção, todos os itens pendentes serão marcados e o botão "Efetuar Recebimento dos Itens Marcados" ficará habilitado para ser pressionado. O mesmo deve ocorrer se um ou mais itens for selecionado individualmente. Com os itens devidamente selecionados, o usuário deve pressionar o botão "Efetuar Recebimento dos Itens Marcados".


Imagem 1



Imagem 2


Após pressionar o botão "Efetuar Recebimento dos Itens Marcados", abrirá uma janela com as informações necessárias para o cadastro da Nota Fiscal. Neste momento, o usuário deve preencher aos dados da nota fiscal e dos itens, informando número da nota, série e data de emissão, assim como a quantidade recebida de cada item, conforme pode ser visto na imagem 3. O valor total será calculado automaticamente usando o valor unitário do material. Todavia é possível alterar este valor para evitar divergências causadas por possíveis arredondamentos de valores decimais. Para cancelar este recebimento, basta pressionar o botão "Cancelar". Para salvar o recebimento, basta pressionar o botão "Salvar". A tela irá informar a atualização de estoque, conforme mostra imagem 4 e o recebimento terá sido concluído.


Imagem 3



Imagem 4