8.1.2.1.1 - Inmetro - Processamento de Pagamentos
Guia Rápido de Registro de Cobrança Bancária
“As instruções contidas neste guia rápido detalham como é o funcionamento do registro bancário na estrutura da RBMLQ/Inmetro”.
Inicialmente, apresenta-se a estrutura do registro de forma simplificada:
Os portais de “Cronotacógrafos” e “PSIE” estão configurados para realizar o registro direto com o servidor do Banco do Brasil no momento da emissão da GRU.
Entretanto, em caso de negativa do servidor do BB quanto ao registro (erro de comunicação, problemas na resposta, etc.), a GRU é entregue ao cliente e, a missão de registrar fica com o SGI através do EDI (Eletronic Data Interchange), processo este que é realizado para as demais cobranças, ou seja, do próprio SGI; ou originadas de coletores; ou laptops; etc.
Desta forma, detalha-se o funcionamento do registro no sistema de gestão integrado (SGI), uma vez que centraliza as operações, principalmente do retorno do registro bancário, mesmo que seja através do registro direto.
Atualmente, a estrutura de bancos de dados do SGI está em formato distribuído, onde as cobranças para registro são vinculadas em remessas de forma local, mas que são acessadas no banco de dados consolidado do Inmetro para geração de arquivos no formato CNAB400 (layout de intercâmbio bancário):