Mudanças entre as edições de "3.1.20.1.1 - Agendamento de Prestação de Serviços (VR2275)"

De Wiki Inmetro
Ir para: navegação, pesquisa
(Regras de negócio)
 
Linha 96: Linha 96:
 
=Regras de negócio=
 
=Regras de negócio=
 
<br>
 
<br>
 +
* Apenas um Posto de Serviço poderá ser associado a cada agenda, garantindo a consistência dos dados.
  
 
=Relacionamentos=
 
=Relacionamentos=

Edição atual tal como às 18h31min de 26 de março de 2024

Barra de Tarefas do SGI

Para ter acesso às informações referentes às funcionalidades da tela, clicar em Introdução ao SGI .

Introdução

Essa tela permite o Agendamento de Prestação de Serviços

Pré-Requisitos


Acesso

Acesso a tela 3.1.20.1.1 - Agendamento de Prestação de Serviços(VR2275), utilizando o caminho indicado na Imagem 1.

Imagem 1

Agendamento de Prestação de Serviços

Imagem 2
Imagem 3
Imagem 4
Imagem 5


Agenda

-Código da Agenda de Serviços: é gerado automaticamente pelo SGI após salvar o registro, por este motivo, não permite acesso na inclusão.

-Tipo de instrumento: selecione “Taxímetro” ou “IPNA/Feirantes”, ou outro instrumento disponibilizado para agendamento.

Nota: Quando o instrumento for taxímetro é possível separar os instrumentos de acordo com os serviços prestados, configurado no cadastro do taxímetro ou deixe apenas "Indiferentes/Todos".

-Descrição Resumida e Descrição Detalhada: - preencha com cuidado e com as informações realmente necessárias, uma vez que ficarão disponíveis no PSIE para o proprietário/cliente.

-Tipos de agendamento: estão disponíveis 4 tipos de agendamentos:

  1. Normal (primeira chamada) – agenda para os tipos de serviço periódico ou troca de tarifa.
  2. Reprovados (segunda chamada) – agenda de serviços para atender somente taxímetros reprovados. Poderá ser em paralelo ou não à uma agenda do tipo normal.
  3. Reprovados / Não Agendados / Não Compareceram (segunda chamada) – agenda será oferecida apenas para taxímetros reprovados ou que perderam o prazo conforme escala de agendamento de sua placa ou prefixo/permissão.
  4. Normal (primeira chamada) + Reprovados/Reparados – permite ao cliente, em caso de reprovação agendar nova verificação para a mesma agenda, desde que exista escala ativa para o seu instrumento.

- Opções:
* Somente primeiro horário livre: Marque esta opção se o proprietário não poderá definir o melhor horário/turno para realização do serviço.
* O proprietário poderá reagendar: Em caso de cancelamento do agendamento, o proprietário poderá reagendar outro dia disponível para comparecimento.
* Permite agendamento do instrumento sem verificação do exercício anterior: Para permitir que o PSIE aceite agendamento de taxímetros não verificados no exercício anterior, marque a opção “Permite agendamento do instrumento sem verificação no exercício anterior”. Além disso, é possível definir quantos exercícios pendentes serão aceitos, para casos em que algum município ficou sem ser verificado ha mais exercícios. Desta forma, considere o número de exercícios pendentes a partir do ano atual, ou seja, será aceito apenas a partir de 2 exercícios, uma vez que o cálculo considera o “ano atual - número de exercícios pendentes”.No exemplo, ano atual = 2018 e 3 exercícios pendentes, onde a fórmula será “2018 – 3 = 2015”, o que permitirá todos os taxímetros verificados pela última vez em 2015 a agendarem serviços, sem a necessidade de comparecimento ao órgão metrológico para regularização da situação.

-Somente primeiro horário livre: ao marcar, o proprietário não poderá selecionar horário, apenas o dia e o turno. Neste caso, o PSIE definirá o próximo horário disponível.

- O proprietário poderá reagendar: ao marcar, o proprietário poderá cancelar um horário pelo PSIE e agendar outro disponível. Caso contrário, este deverá comparecer à uma agência do Inmetro/IPEM para regularizar sua situação.

-Escala elaborada por: selecione se a escala será pelo final da placa ou pelo(s) último(s) número(s) da permissão/prefixo ou pelo vencimento do alvará (utilizado pelo município de São Paulo).

-Ativo: desmarque caso a agenda não esteja mais disponível.

-Exibir até: informe até que data esta agenda de serviços permanecerá acessível no PSIE aos proprietários para agendamento de serviços.

Postos de Serviços

O cadastro dos locais de verificação está disponível no bloco “Posto de Serviço” da aba principal da agenda de serviço.

-Regional: selecione a regional responsável pelo local ou serviço.

- Posto Móvel: é o “local da verificação do taxímetro” e deve estar cadastrado no cadastro de proprietários como tipo “Posto Móvel” e com o endereço correto do local da verificação. Este endereço é muito importante, uma vez que será impresso no comprovante de agendamento do PSIE. Somente informe/cadastre o posto móvel caso seja em local diferente da regional responsável pelo atendimento.

-Forma de Agendamento: caso seja marcado “Por turno”, o proprietário somente poderá selecionar o turno disponível para agendamento. “Por Hora”, o PSIE permitirá ao proprietário marcar a hora disponível. Entretanto, qualquer uma destas formas de agendamento somente estará disponível se o item da agenda “Somente primeiro horário livre” esteja desmarcado. Do contrário, o proprietário não poderá escolher turno ou horário.

-Horário: Informe o horário inicial e final de cada turno que permitirá agendamento de serviços. Importante informar que o horário final de cada turno não é o horário final de serviço das equipes e sim, de agendamento. Por exemplo, 11:40, poderá ser o último agendamento da manhã, mas a equipe estará atendendo o último serviço, no exemplo, 11:40 + 18 minutos de tempo da última verificação, ou seja, estima-se o trabalho da equipe até 11:58..

-Tempo por instrumento: informe o tempo médio de verificação de cada taxímetro.

-Equipes: informe quantas equipes estarão disponíveis em cada turno.

-Dias da Semana: marque os dias da semana para cada turno em que o serviço de verificação estará disponível no local.

Municípios Abrangidos

Acesse a aba “Municípios Abrangidos” e relacione todos os municípios envolvidos na agenda de serviços que está sendo cadastrada. Após finalizada a relação de municípios envolvidos, salve as informações (F10). O município vinculado não poderá ser retirado (excluído da agenda), entretanto, para estes casos, altere a situação deste vínculo para “Cancelado”.

Escala de Agendamento.

Defina o intervalo de funcionamento da escala, ou seja, quais taxímetros por final do taxímetros por final do prefixo/permissão ou placa serão atendidos no período. Após informar o intervalo final. o SGI apresentará uma estimativa de instrumentos envolvidos.

-Final1: – representa o filtro inicial do final da permissão/prefixo ou placa. Este número informado filtrará sempre pelo último ou dos dois últimos números, ou seja, caso seja informado 1, serão considerados taxímetros com final “1”. Entretanto, se o filtro final2 for informado como “11”, o filtro inicial será considerado como “01” (com duas posições também)

-Até/E: este definirá a amplitude do filtro, ou seja, se for selecionado “Até”, os taxímetros serão filtrados da “Final 1” até o que será informado em “Final 2”. Desta forma, se for selecionado “E”, os finais “Final 1” e “Final 2” que poderão fazer farte dos taxímetros a serem verificados no período a ser informado.

-Final2: – representa o filtro final dos taxímetros. De acordo com o que será selecionado em “Até/E”, pode ser o intervalo ou apenas o próprio final do prefixo/permissão ou placa.

-Período: informe o intervalo de datas em que a escala de agendamento fará o atendimento à verificação dos taxímetros envolvidos, lembrando que pode ser informado um intervalo, mesmo com feriados, sábados e domingos, pois além destas datas, o local é configurado por dia da semana e os feriados devem ser informados na aba “Paradas Programadas”.

-Estimativas de Instrumentos: a estimativa de instrumentos relacionará a quantidade de instrumentos previstos pelo intervalo de escala informado. Entretanto, esta quantidade somente será apresentada para o tipo de agendamento “Normal – primeira chamada”, ou seja, para os casos de verificação periódica ou troca de tarifa, uma vez que não é possível estimar quantos taxímetros serão reprovados ou que não se apresentarão para verificação conforme a escala de agendamento.

Situação: para casos em que a escala configurada para este agendamento não deve mais ser oferecida aos proprietários para agendamento, uma vez que a exclusão não está habilitada.

Importante: Ao cadastrar uma nova agenda de serviços e acessar a aba “Escala de Agendamento” é possível criar a escala anterior utilizada. Desta forma, repare no lado direito da escala, aparecerá um botão denominado de “Copiar escala anterior”:

Escala.PNG

Após confirmar a cópia da escala, é necessário rever as datas envolvidas no período,uma vez que estas datas serão da escala copiada.

Escala1.PNG

Pardas Programadas

O cadastro de interrupções (Paradas Programadas) deve ser realizado para datas que fazem parte do intervalo da escala, mas que não terá equipes para o atendimento. Feriados nacionais já estão bloqueados no PSIE e não necessitam ser cadastrados nesta tela.

-Posto Móvel: informe o local em que o serviço não será realizado.

-Data: dia da interrupção do serviço.

-Turno: marque o turno em que haverá a interrupção.

-Motivo: Informe o motivo da interrupção.

-Situação: informa se a interrupção permanece “Ativa” ou tenha sido cancelada,selecione “Cancelada”.


Regras de negócio


  • Apenas um Posto de Serviço poderá ser associado a cada agenda, garantindo a consistência dos dados.

Relacionamentos