3.1.20.1.1 - Agendamento de Prestação de Serviços (VR2275)

De Wiki Inmetro
Revisão de 18h31min de 26 de março de 2024 por Lebrodrigues (discussão | contribs) (Regras de negócio)

(dif) ← Edição anterior | Revisão aprovada (dif) | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Barra de Tarefas do SGI

Para ter acesso às informações referentes às funcionalidades da tela, clicar em Introdução ao SGI .

Introdução

Essa tela permite o Agendamento de Prestação de Serviços

Pré-Requisitos


Acesso

Acesso a tela 3.1.20.1.1 - Agendamento de Prestação de Serviços(VR2275), utilizando o caminho indicado na Imagem 1.

Imagem 1

Agendamento de Prestação de Serviços

Imagem 2
Imagem 3
Imagem 4
Imagem 5


Agenda

-Código da Agenda de Serviços: é gerado automaticamente pelo SGI após salvar o registro, por este motivo, não permite acesso na inclusão.

-Tipo de instrumento: selecione “Taxímetro” ou “IPNA/Feirantes”, ou outro instrumento disponibilizado para agendamento.

Nota: Quando o instrumento for taxímetro é possível separar os instrumentos de acordo com os serviços prestados, configurado no cadastro do taxímetro ou deixe apenas "Indiferentes/Todos".

-Descrição Resumida e Descrição Detalhada: - preencha com cuidado e com as informações realmente necessárias, uma vez que ficarão disponíveis no PSIE para o proprietário/cliente.

-Tipos de agendamento: estão disponíveis 4 tipos de agendamentos:

  1. Normal (primeira chamada) – agenda para os tipos de serviço periódico ou troca de tarifa.
  2. Reprovados (segunda chamada) – agenda de serviços para atender somente taxímetros reprovados. Poderá ser em paralelo ou não à uma agenda do tipo normal.
  3. Reprovados / Não Agendados / Não Compareceram (segunda chamada) – agenda será oferecida apenas para taxímetros reprovados ou que perderam o prazo conforme escala de agendamento de sua placa ou prefixo/permissão.
  4. Normal (primeira chamada) + Reprovados/Reparados – permite ao cliente, em caso de reprovação agendar nova verificação para a mesma agenda, desde que exista escala ativa para o seu instrumento.

- Opções:
* Somente primeiro horário livre: Marque esta opção se o proprietário não poderá definir o melhor horário/turno para realização do serviço.
* O proprietário poderá reagendar: Em caso de cancelamento do agendamento, o proprietário poderá reagendar outro dia disponível para comparecimento.
* Permite agendamento do instrumento sem verificação do exercício anterior: Para permitir que o PSIE aceite agendamento de taxímetros não verificados no exercício anterior, marque a opção “Permite agendamento do instrumento sem verificação no exercício anterior”. Além disso, é possível definir quantos exercícios pendentes serão aceitos, para casos em que algum município ficou sem ser verificado ha mais exercícios. Desta forma, considere o número de exercícios pendentes a partir do ano atual, ou seja, será aceito apenas a partir de 2 exercícios, uma vez que o cálculo considera o “ano atual - número de exercícios pendentes”.No exemplo, ano atual = 2018 e 3 exercícios pendentes, onde a fórmula será “2018 – 3 = 2015”, o que permitirá todos os taxímetros verificados pela última vez em 2015 a agendarem serviços, sem a necessidade de comparecimento ao órgão metrológico para regularização da situação.

-Somente primeiro horário livre: ao marcar, o proprietário não poderá selecionar horário, apenas o dia e o turno. Neste caso, o PSIE definirá o próximo horário disponível.

- O proprietário poderá reagendar: ao marcar, o proprietário poderá cancelar um horário pelo PSIE e agendar outro disponível. Caso contrário, este deverá comparecer à uma agência do Inmetro/IPEM para regularizar sua situação.

-Escala elaborada por: selecione se a escala será pelo final da placa ou pelo(s) último(s) número(s) da permissão/prefixo ou pelo vencimento do alvará (utilizado pelo município de São Paulo).

-Ativo: desmarque caso a agenda não esteja mais disponível.

-Exibir até: informe até que data esta agenda de serviços permanecerá acessível no PSIE aos proprietários para agendamento de serviços.

Postos de Serviços

O cadastro dos locais de verificação está disponível no bloco “Posto de Serviço” da aba principal da agenda de serviço.

-Regional: selecione a regional responsável pelo local ou serviço.

- Posto Móvel: é o “local da verificação do taxímetro” e deve estar cadastrado no cadastro de proprietários como tipo “Posto Móvel” e com o endereço correto do local da verificação. Este endereço é muito importante, uma vez que será impresso no comprovante de agendamento do PSIE. Somente informe/cadastre o posto móvel caso seja em local diferente da regional responsável pelo atendimento.

-Forma de Agendamento: caso seja marcado “Por turno”, o proprietário somente poderá selecionar o turno disponível para agendamento. “Por Hora”, o PSIE permitirá ao proprietário marcar a hora disponível. Entretanto, qualquer uma destas formas de agendamento somente estará disponível se o item da agenda “Somente primeiro horário livre” esteja desmarcado. Do contrário, o proprietário não poderá escolher turno ou horário.

-Horário: Informe o horário inicial e final de cada turno que permitirá agendamento de serviços. Importante informar que o horário final de cada turno não é o horário final de serviço das equipes e sim, de agendamento. Por exemplo, 11:40, poderá ser o último agendamento da manhã, mas a equipe estará atendendo o último serviço, no exemplo, 11:40 + 18 minutos de tempo da última verificação, ou seja, estima-se o trabalho da equipe até 11:58..

-Tempo por instrumento: informe o tempo médio de verificação de cada taxímetro.

-Equipes: informe quantas equipes estarão disponíveis em cada turno.

-Dias da Semana: marque os dias da semana para cada turno em que o serviço de verificação estará disponível no local.

Municípios Abrangidos

Acesse a aba “Municípios Abrangidos” e relacione todos os municípios envolvidos na agenda de serviços que está sendo cadastrada. Após finalizada a relação de municípios envolvidos, salve as informações (F10). O município vinculado não poderá ser retirado (excluído da agenda), entretanto, para estes casos, altere a situação deste vínculo para “Cancelado”.

Escala de Agendamento.

Defina o intervalo de funcionamento da escala, ou seja, quais taxímetros por final do taxímetros por final do prefixo/permissão ou placa serão atendidos no período. Após informar o intervalo final. o SGI apresentará uma estimativa de instrumentos envolvidos.

-Final1: – representa o filtro inicial do final da permissão/prefixo ou placa. Este número informado filtrará sempre pelo último ou dos dois últimos números, ou seja, caso seja informado 1, serão considerados taxímetros com final “1”. Entretanto, se o filtro final2 for informado como “11”, o filtro inicial será considerado como “01” (com duas posições também)

-Até/E: este definirá a amplitude do filtro, ou seja, se for selecionado “Até”, os taxímetros serão filtrados da “Final 1” até o que será informado em “Final 2”. Desta forma, se for selecionado “E”, os finais “Final 1” e “Final 2” que poderão fazer farte dos taxímetros a serem verificados no período a ser informado.

-Final2: – representa o filtro final dos taxímetros. De acordo com o que será selecionado em “Até/E”, pode ser o intervalo ou apenas o próprio final do prefixo/permissão ou placa.

-Período: informe o intervalo de datas em que a escala de agendamento fará o atendimento à verificação dos taxímetros envolvidos, lembrando que pode ser informado um intervalo, mesmo com feriados, sábados e domingos, pois além destas datas, o local é configurado por dia da semana e os feriados devem ser informados na aba “Paradas Programadas”.

-Estimativas de Instrumentos: a estimativa de instrumentos relacionará a quantidade de instrumentos previstos pelo intervalo de escala informado. Entretanto, esta quantidade somente será apresentada para o tipo de agendamento “Normal – primeira chamada”, ou seja, para os casos de verificação periódica ou troca de tarifa, uma vez que não é possível estimar quantos taxímetros serão reprovados ou que não se apresentarão para verificação conforme a escala de agendamento.

Situação: para casos em que a escala configurada para este agendamento não deve mais ser oferecida aos proprietários para agendamento, uma vez que a exclusão não está habilitada.

Importante: Ao cadastrar uma nova agenda de serviços e acessar a aba “Escala de Agendamento” é possível criar a escala anterior utilizada. Desta forma, repare no lado direito da escala, aparecerá um botão denominado de “Copiar escala anterior”:

Escala.PNG

Após confirmar a cópia da escala, é necessário rever as datas envolvidas no período,uma vez que estas datas serão da escala copiada.

Escala1.PNG

Pardas Programadas

O cadastro de interrupções (Paradas Programadas) deve ser realizado para datas que fazem parte do intervalo da escala, mas que não terá equipes para o atendimento. Feriados nacionais já estão bloqueados no PSIE e não necessitam ser cadastrados nesta tela.

-Posto Móvel: informe o local em que o serviço não será realizado.

-Data: dia da interrupção do serviço.

-Turno: marque o turno em que haverá a interrupção.

-Motivo: Informe o motivo da interrupção.

-Situação: informa se a interrupção permanece “Ativa” ou tenha sido cancelada,selecione “Cancelada”.


Regras de negócio


  • Apenas um Posto de Serviço poderá ser associado a cada agenda, garantindo a consistência dos dados.

Relacionamentos