Guia Rápido (PSIE) - Como Agendar Serviços de Taxímetros

De Wiki Inmetro
Ir para: navegação, pesquisa

Introdução

Este procedimento tem como objetivo instruir o Agendamento de Serviços de Taxímetro.

Acesso ao Módulo de Agendamento do Portal de Serviços do Inmetro nos Estados

  • Para acessar o Módulo de Agendamento, o usuário deverá acessar o sitio do Portal de Serviços do Inmetro no Estados (PSIE), digitando na barra de endereço de seu navegador o endereço https://servicos.inmetro.rs.gov.br
  • Clique em Agendamento de Serviços.


Imagem 01


Acesso com Login

Caso deseje efetuar Login, clique no botão, "Realizar Login"

Imagem 2


será direcionado a tela de Login de usuário, onde deverá acessar com o GOV.BR (cidadão)

Imagem 3


siga as instruções de cadastro no site gov.br para liberação de acesso ao PSIE.

Imagem 4


Então Na página principal do PSIE, o usuário deve verificar se o sistema está configurado para acessar as informações do estado de sua localização. Caso não esteja, selecione o estado. E em seguida, clique no ícone de Agendamento de Serviços.

Módulo de Agendamento de Taxímetro

Na página de Agendamento de Serviços, siga os passos abaixo para consultar o seu veículo:

  • Selecionar Estado: Escolha o estado ao qual o veículo está registrado no menu suspenso.
Imagem 5


  • Inserir Placa do Veículo: Digite a placa do seu veículo no campo designado.
Imagem 5


Observação: é obrigatório informar a placa para consulta.


Após inserir essas informações, você poderá prosseguir com o agendamento do serviço desejado ou consultar o histórico de serviços realizados.

Imagem 5

Veículos Cadastrados

Caso o cliente possua mais de um taxímetro cadastrado, o usuário poderá acessar as informações dos veículos cadastrados de duas maneiras:

  • 1 – informando a placa do veículo e clicando no botão Pesquisar Veiculo*
  • 2 - clicando no botão Exibir Todos, para visualizar as informações de todos os veículos cadastrados para o cliente informado.


Em seguida serão exibidas as informações referentes ao(s) veículo(s) cadastrado(s) (Placa, Prefixo, Marca, Modelo, Ano, e Valor do Serviço) (Pesquisar Veiculo) e (Exibir Todos). <br< Caso o cliente possua apenas um taxímetro cadastrado, as informações referentes ao veículo serão exibidas imediatamente após digitar a Placa do veiculo.
Página de Agendamento de Serviços de Taxímetro – Dados do Veículo – Proprietário com apenas um veículo cadastrado

Imagem 6


Agendamento de Serviço

Após clicar no botão Agendar, será realizada uma consulta no banco de dados para verificar a disponibilidade de execução do serviço solicitado.

Imagem 5


Será exibida uma janela com as opções disponíveis para o usuário. Se houver mais de um Posto de Serviço, com disponibilidade para executar o serviço, será exibida uma lista de Posto de Serviço para o usuário selecionar o Posto de Serviço.

Imagem 8


Imagem 9


Se houver somente um Posto de Serviço com disponibilidade para atender ao usuário, não será habilitada a seleção de Posto de Serviço. Após selecionar o Posto de Serviço, ou houver somente um Posto de Serviço com disponibilidade, será exibida uma lista com as datas disponíveis para execução do serviço no Posto de Serviço. E o usuário deverá selecionar a data mais apropriada para ele executar o serviço.
Caso haja somente uma data disponível, não será permitida a seleção de data de execução do serviço.

Imagem 10


Após selecionar a data de execução do serviço, ou tendo apenas uma data disponível, será exibida uma lista de turnos com disponibilidade para executar o serviço - na data selecionada pelo usuário.

Imagem 11


O usuário deverá selecionar o turno, ou a hora (quando o Órgão Delegado do Inmetro definir dessa forma), mais apropriado para ele executar o serviço, clicando no botão Selecionar. Após o usuário selecionar o Posto de Serviço (quando houver mais um com disponibilidade), a data e o turno de execução do serviço, será exibida uma janela para o usuário confirmar suas opções.

Imagem 12


Caso o usuário não esteja de acordo com as opções exibidas, poderá clicar no botão Cancelar e retornar à janela anterior, para alterar as opções de Posto de Serviço, Data e Turno de execução do serviço. Caso o usuário esteja de acordo com as opções exibidas, deverá clicar no botão Confirmar para realizar o agendamento. Após confirmar o agendamento, será aberta uma nova página com o comprovante de agendamento e a Guia de Recolhimento da União (GRU) para que o usuário efetue o pagamento do serviço.

A Guia de Recolhimento da União (GRU) emitida deverá ser paga até a data do vencimento ou até a data agendada para execução do serviço – o que ocorrer primeiro. Caso não efetue o pagamento numa dessas datas, o agendamento será cancelado automaticamente.


Após realizar o agendamento, o sistema retornará a página de agendamento e exibira, além das informações do Taxímetro, as informações do agendamento realizado pelo usuário.

Imagem 13


Cancelamento de Agendamento

Ao exibir as informações do Taxímetro na página de agendamento de serviços, também serão exibidas as informações referentes ao agendamento de serviço para o Taxímetro selecionado (número da Guia de Recolhimento da União emitida para pagamento do serviço, data de emissão, data de vencimento, valor cobrado, data, turno e local selecionado pelo usuário para execução do serviço). O usuário poderá cancelar o agendamento, clicando no botão Cancelar.

Imagem 14


  • Será necessário confirmar o cancelamento do agendamento, através do botão Confirmar na janela aberta para exibir os dados do agendamento.
  • O cancelamento poderá ser efetuado até 72 horas antes da data agendada.
  • Ao cancelar o agendamento, o usuário não poderá efetuar um novo agendamento para o mesmo veículo num prazo de 10 (dez) dias. Nesse caso será exibido o botão
  • Reagendar,. Ao clicar nesse botão, o usuário receberá as informações necessárias para contatar o Órgão Delegado do Inmetro para efetuar um novo agendamento num prazo inferior a 10 (dez) dias.


Imagem 15


Imagem 16


Reimpressão da Guia de Recolhimento da União (GRU)


Ao exibir as informações do Taxímetro na página de agendamento de serviços (figura 20), também serão exibidas as informações referente ao agendamento de serviço para o Taxímetro selecionado (número da Guia de Recolhimento da União emitida para pagamento do serviço, data de emissão, data de vencimento, valor cobrado, data, turno e local selecionado pelo usuário para execução do serviço). O usuário poderá reimprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU), clicando no botão Imprimir.

  • A reimpressão da GRU poderá ser efetuada até a data agendada.


Imagem 17

Imprimir Certificado


Para impressão do certificado: o usuário deverá acessar o site do Portal de Serviços do Inmetro no Estados (PSIE), digitando na barra de endereço de seu navegador o endereço servicos.inmetro.rs.gov.br. Vá para o menu Serviços e escolha Consulta de Instrumentos.

Imagem 18


Selecione Taxímetro, Informe os dados para consulta e click em consultar.

Imagem 19


Após esta etapa será exibido os dados do instrumentos, listando o município, Nº Inmetro, Nº Série, Marca, Modelo, Placa, Data de verificação, Data de Validade e o Resultado, logo ao lado dessas informações existe um campo "Detalhar" representado pelo ícone "lupa" que permite a impressão do certificado.

Imagem 20


Após clicar em detalhar, será exibido as informações do veiculo e o histórico de verificações, que permite que o contribuinte verifique o tipo do serviço prestado e a obtenha a impressão do certificado, clicando no ícone "impressora"

Importante: a data de validade do certificado será o ultimo dia do ano seguinte da validação.


Imagem 21


Clicando no ícone será disponibilizado o Certificado de Verificação.

Imagem 22


Relacionamentos