Guia Rápido (PSIE) - Como Cadastrar Usuário de Oficina Permissionária ou Empresa Autorizada

De Wiki Inmetro
Ir para: navegação, pesquisa

Introdução

Este procedimento tem como objetivo instruir o Cadastro de Usuário de Oficina Permissionária ou Empresa Autorizada

Cadastrar Usuário de Oficina Permissionária ou Empresa Autorizada


Caso o usuário seja representante de uma oficina permissionária ou empresa autorizada, ele já deve possuir cadastro no PSIE que lhes concedem acesso aos módulos destinados aos seus respectivos serviços, neste caso, o login poderá ser efetuado utilizando essas credenciais.
Para realizar a consulta ao extrato de débitos e emissão de segunda via de GRU, o usuário deverá acessar o PSIE por meio do link: https://servicos.rbmlq.gov.br e clicar na opção "Segunda Via de GRU" ou "Realizar Login", conforme destacado na Figura abaixo

Imagem 1


Após informar o seu e-mail e senha, o usuário deverá clicar no botão “Entrar”, conforme Figura abaixo

Imagem 2


Obs.: Para usuários das Oficinas Permissionárias, Empresas Autorizadas, somente serão exibidas as cobranças onde o seu CNPJ ou CPF seja o pagador da cobrança, isto quer dizer que estes usuários somente poderão visualizar as suas próprias GRU’s.


Usuários de Oficina Permissionária

Para acessar o extrato e emitir segunda via de suas GRU’s, o usuário de oficina permissionária deverá clicar na opção “Minhas GRU’s” do Menu de Opções da área de permissionárias do PSIE, conforme Figura Abaixo. Após clicar nessa opção, o usuário deverá seguir as instruções da seção Manual de Utilização Consulta a Extrato e Emissão de 2ª Via de GRU (Clique no link para ir direto à página).

Imagem 3


Obs.: A impressão de GRU’s que estejam vinculadas a alguma solicitação cadastrada pela oficina permissionária também poderá ser realizada por

meio da opção “Solicitações”. Para isso, clique no botão “Visualizar” na tela “Acompanhamento de Solicitações” para visualizar os detalhes da solicitação, conforme Figura abaixo.

Imagem 4


Na tela da solicitação, clique no botão para que sejam exibidas as opções de pagamento, podendo ser por meio de emissão de GRU de cobrança ou via PagTesouro,

Instruções importantes:

Caso opte por realizar o pagamento utilizando o PagTesouro, informamos que só existem duas formas para pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU) por meio de PIX

  • Leitura do QR Code
  • Copiar e Colar o código gerado pelo botão "Copiar código"


Apenas esses dois métodos realizam a quitação da GRU.
NÂO poderá ser realizado PIX para os dados bancários, CNPJ do Inmetro ou CNPJ da STN (Secretária de Tesouro Nacional). NENHUM outro tipo de chave PIX quita a GRU.

Imagem 5


Imagem 6


Usuários de Empresa Autorizada


Para emitir segunda via das GRU’s vinculadas às “Solicitações de Declaração da Conformidade”, o usuário de Empresa Autorizada deverá acessar a opção “Solicitações” do Menu de Opções da área de autorizadas do PSIE e clicar no ícone da impressora ao lado dos dados da solicitação, conforme figura abaixo.

Imagem 7


Relacionamentos