Guia Rápido (PSIE) - Como Criar Solicitações de Autorização

De Wiki Inmetro
Ir para: navegação, pesquisa

Introdução

Este procedimento tem como objetivo instruir as Solicitações de Autorização.

Solicitações de Autorização

Para cadastrar uma nova solicitação de autorização, o usuário deverá clicar no botão “Nova Solicitação”, localizado na tela de solicitações, onde será redirecionado para a tela de cadastro.

Imagem 1


Após ser redirecionado para a tela de cadastro, preencha todos os campos solicitados.

Imagem 2


Selecione o botão de incluir técnico, para que o sistema salve as informações dos técnicos da empresa.

Imagem 3


O sistema irá incluir os técnicos informados para serem enviados junto a solicitação.

Imagem 4


Para excluir um técnico já adicionado, selecione a opção “Remover técnico”.

Imagem 5


Selecione a botão “Incluir Padrão de Medição”, para que o sistema salve as informações do padrão.

Imagem 6


O sistema irá incluir os padrões informados para serem enviados junto a solicitação.

Imagem 7


Para excluir um padrão já adicionado, selecione a opção “Remover Padrão de Medição”.

Imagem 8


Selecione o botão “Selecionar Arquivos” no formulário para escolher os arquivos de upload em PDF que serão enviados como documentação ao Inmetro.

Imagem 9


Para excluir um anexo/arquivo já adicionado, selecione a opção “Remover Anexo”.

Imagem 10


Para enviar a solicitação, é obrigatório selecionar a opção do “Termo de Responsabilidade”.

Imagem 11


Após preencher todo o formulário corretamente, selecione a opção “Enviar solicitação”.

Imagem 12


Caso todos os dados solicitados estejam corretos e válidos, o sistema salvará a solicitação, exibirá a mensagem “A Solicitação foi cadastrada com sucesso!” e retornará para a tela “Minhas Solicitações”.

Imagem 13


Salvar Rascunho


É possível iniciar o cadastro de uma nova solicitação e finalizar posteriormente esse cadastro. Para salvar um rascunho dos dados digitados basta clicar sobre o botão “Cancelar”.

Imagem 14


O sistema então irá solicitar a confirmação se você deseja armazenar os dados digitados. Estes dados serão armazenados por 15 dias e poderão ser editados posteriormente. Para confirmar, clique no botão “Sim”.

Imagem 15


O sistema irá salvar a sua solicitação como um rascunho e retornar para a pagina de listagem das solicitações.

Imagem 16


Editar Rascunho


Para editar um rascunho salvo, você deverá localiza-lo na listagem de solicitações, e clicar no botão “Editar Solicitação”.

Imagem 17


Você será redirecionado para a tela de edição da solicitação, onde poderá continuar com o preenchimento do formulário da solicitação, após finalizar o preenchimento, deverá clicar no botão “Enviar Solicitação”.

Imagem 18


Visualizar / Acompanhar Andamento


Para visualizar os dados da solicitação, basta o usuário localizá-la na lista de solicitações. Para isto poderá ser utilizada a consulta preenchendo um dos campos “Cod. Solicitação, Escopo/Instrumento, Data da Solicitação” e selecionando “Consultar”. Após localizar a solicitação desejada, basta clicar no botão “Visualizar” a direita da lista de solicitações.

Imagem 19



Imagem 20


Ao clicar em “Visualizar”, o usuário será redirecionado para a tela de visualização da solicitação, nesta tela, é possível acompanhar o progresso da solicitação e realizar as interações quando solicitado.

Imagem 21


Para visualizar um anexo da solicitação, selecione a opção “Visualizar Anexo” na tabela Documento Anexados, o sistema exibirá o documento que foi anexado em uma nova aba do seu navegador.

Imagem 22



Encerrar Solicitação


Caso o solicitante desista do pedido de credenciamento poderá encerrar a solicitação a qualquer momento pelo solicitante até, desde que antes da auditoria tenha sido realizada e considerada conforme, para. Para encerrar, selecione a opção “Encerrar solicitação” no final da solicitação.

Imagem 23


O sistema irá apresentar um modal com a mensagem de confirmação “Deseja realmente encerrar a solicitação?”. Você precisará informar o motivo do encerramento, após descrever o motivo, selecione a opção “Sim”.

Imagem 24


O sistema irá exibir a informação “A Solicitação foi Encerrada!” e atualizará os dados da solicitação com o motivo do encerramento.

Imagem 25


Pagamento da GRU

Após a análise documental da solicitação pelo Inmetro/IPEM e o seu deferimento, uma GRU será disponibilizada para o pagamento, você poderá efetuar a impressão da GRU visualizando os dados da solicitação.
Após o sistema exibir os dados da solicitação, localize a sessão “Guia de Recolhimento da União (GRU)” e realize a impressão do boleto bancário, clicando sobre o botão “Imprimir”.

Imagem 26


Após clicar no botão de impressão, uma nova aba será aberta e a GRU será exibida em formato PDF.

Anexar Arquivos


Após o pagamento da GRU, o Inmetro/IPEM irá agendar e realizar a auditoria em sua empresa, ao final da auditoria, o Inmetro/IPEM irá informar no sistema qual o resultado, seja ele “Conforme” ou “Não Conforme”.
Caso o resultado seja conforme, a sua autorização será concedida e em breve você poderá acessar o ambiente da oficina permissionária, realizando o seu login com as mesmas credenciais utilizadas para realizar a solicitação.
Caso o resultado seja não conforme, significa que o Inmetro/IPEM encontrou não conformidades. Será anexado documento informando as não conformidades à sua solicitação e você poderá visualizar clicando em “Visualizar Anexo”.

Imagem 27


Você poderá a partir de agora anexar novos documentos que comprovem que as não conformidades apontadas pelo Inmetro/IPEM foram resolvidas.
Para anexar, selecione o botão “Selecionar Arquivo” no formulário para carregar os arquivos que serão enviados, ou apenas arraste os arquivos desejados para a área destacada.
Após carregar todos os arquivos, clique no botão “Enviar Anexos”, será solicitada a confirmação da ação, clique em “SIM”. Os anexos serão disponibilizados ao Inmetro/IPEM, e uma nova analise será realizada em seu processo, que poderá ser considerada “Conforme” ou permanecer “Não conforme”.

Imagem 28



Imagem 29


Relacionamentos