Guia Rápido (PSIE) - Como Gerar 2ª Via de GRU

De Wiki Inmetro
Ir para: navegação, pesquisa

Introdução

Este procedimento tem como objetivo instruir a geração de 2ª Via de GRU .

2ª Via de GRU


Após realizar o login, o usuário será redirecionado à tela de 2º Via de GRU, caso não seja redirecionado, o usuário deverá utilizar algum dos links disponíveis na página para ir à tela 2º Via de GRU, conforme Figuras abaixo

Imagem 1


Imagem 2


Consultar as GRU’s


Caso o(s) débito(s) esteja(m) vinculado(s) ao CPF do usuário, o extrato de débitos será exibido automaticamente logo após o login no PSIE. Caso o(s) débito(s) esteja(m) vinculado(s) ao CNPJ da empresa, para visualizar o extrato de débitos completo (com os valores de todas as GRU’s) e emitir a segunda via de GRU’s vencidas, será necessário efetuar o procedimento de vinculação de empresas via e- CNPJ no Gov.BR, ainda que tenha efetuado login com Certificado Digital, conforme link a seguir:


Após a realização do procedimento de vinculação do e-CNPJ no Gov.BR, o extrato de débitos vinculados ao CNPJ da empresa será exibido automaticamente logo após o login no PSIE. Se isso não ocorrer, o usuário deverá revisar o procedimento de vinculação de empresas via E-CNPJ.
Caso a empresa, por qualquer motivo, não possua o Certificado Digital Pessoa Jurídica ou não seja possível realizar a vinculação do e-CNPJ no Gov.BR, o PSIE permitirá a visualização do valor e impressão da GRU apenas em seu mês de vencimento, bastando consultar pelo CNPJ, . Porém, NÃO será possível visualizar o extrato de débitos completo (com os valores de todas as GRU’s) e emitir a segunda via de GRU’s vencidas.

Imagem 3


Imagem 4


Além do campo “CPF/CNPJ”, serão apresentados ao usuário outros filtros de pesquisa, para que ele possa fazer a filtragem dos resultados conforme desejar. Porém, o preenchimento não é obrigatório. Caso os campos não sejam preenchidos, as GRUs serão retornadas automaticamente, conforme regras citadas no início deste tópico.
Os seguintes campos serão exibidos na tela:

  • CPF/CNPJ - CPF do usuário ou CNPJ da empresa em que o(s) débito(s) estão vinculado(s).
  • CNPJ Exato – Caso deseje consultar pelo número exato do CNPJ.
  • Estado de Origem – Estado onde a cobrança foi originada;
  • Nº da GRU – Número do Bloquete da GRU;
  • Status – É o status de pagamento da GRU;
  • Dt. Vencimento Início – É a data de início para a pesquisa de intervalo de datas de vencimento;
  • Dt. Vencimento Fim – É a data de fim para a pesquisa de intervalo de datas de vencimento.


Usuários que possuam CNPJ’s vinculados a sua conta Gov.BR, usando o cadastro de pessoa jurídica, terão acesso a todas as GRU’s cadastradas, neste caso, a pesquisa irá contemplar além do seu próprio CPF, os seus CNPJ’s vinculados.
As GRU’s que forem encontradas a partir do usuário ou dos parâmetros de pesquisa informados, serão exibidas na listagem de cobranças

Imagem 5


As GRU’s já quitadas serão exibidas apenas para fins de conferência, não sendo possível aplicar nenhuma ação sobre a mesma, por este motivo o botão de impressão estará desabilitado.
As GRU’s com vencimento futuro poderão ser impressas, exceto quando a GRU for uma recobrança ou estiver associada a um processo jurídico, que ainda não tenha sido atualizada pela SELIC do mês corrente.
As GRU’s vencidas, ou seja, com pagamento em atraso, poderão ser atualizadas para pagamento

Imprimir GRU’s com Vencimento Futuro


As GRU’s com vencimento futuro poderão ser impressas utilizando o botão “Imprimir”, que é representado pelo ícone de impressora, no canto direito da grid na lista de resultados. Ao clicar no botão imprimir, o PSIE irá apresentar em uma nova aba a GRU em formato .pdf.
A impressão de GRU’s com vencimento futuro e que estão associadas a um processo jurídico não poderão ser efetuadas, caso a mesma ainda não tenha sido atualizada pela SELIC. O mesmo se aplica às GRU’s que foram recobradas.

Imagem 6


Geração de 2ª Via de GRU em Atraso


As GRU’s atrasadas, elegíveis para atualização, poderão ser atualizadas utilizando o botão “Imprimir”, que é representado pelo ícone de impressora, no canto direito da grid na lista de resultados. Ao clicar no botão imprimir, o PSIE irá apresentar a janela modal para “Geração de 2ª Via de GRU”, esta janela irá solicitar ao usuário que informe uma nova data de vencimento para a GRU, esta data de vencimento deverá estar obrigatoriamente dentro do mês corrente.

Imagem 7


Após informar a nova data de vencimento, o botão “Gerar 2ª Vida da GRU” será habilitado, então, o usuário deverá clicar no botão para iniciar o processo de atualização da GRU.
Após a GRU ser atualizada, a mesma será exibida em uma nova aba em formato .pdf.
Algumas validações são aplicadas no processo de geração da 2ª via. Portanto, pode ocorrer de alguma GRU não ser atualizada. Quando ocorrer alguma validação deste tipo, o sistema irá apresentar ao usuário o motivo pelo qual a impressão não será possível.

Consulta Dados de um Pagamento


Poderá ser efetuada a consulta aos dados do pagamento. Para isso, o usuário deverá clicar sobre o botão “Detalhar” localizado à direita na grid de resultados.

Imagem 8


Após clicar no botão detalhar, uma janela modal será aberta e será possível visualizar alguns detalhes do pagamento, como por exemplo a origem, o tipo, nº de referência, entre outros.

Imagem 9


Imprimir Relatório


O PSIE permite que seja realizada a impressão do relatório de cobranças. Para isso, o usuário deverá clicar no “Imprimir Relatório”.
O relatório será impresso em formato .pdf e irá respeitar os parâmetros da pesquisa exibida na tela, conforme Figuras 27 e 28. Neste exemplo, foram pesquisadas as GRU’s com status “Atrasada”.

Imagem 10


Imagem 11


Relacionamentos