Guia Rápido (PSIE) - Como Gerenciar Declarações da Conformidade

De Wiki Inmetro
Ir para: navegação, pesquisa

Introdução

Este procedimento tem Como Gerenciar Declarações da Conformidade.

Solicitações


Nesta tela, serão listadas todas as solicitações de declaração da conformidade cadastradas pela empresa autorizada, é possível filtrar as solicitações utilizando os filtros Número da Solicitação, Número do Bloquete, e intervalo de datas de emissão da GRU da solicitação.
Os filtros são todos opcionais, podendo informa-los ou não dependendo de sua pesquisa.
Após informar os filtros desejados, basta clicar em “Consultar” para que o PSIE liste os resultados de acordo com os filtros informados.

Imagem 1


As solicitações de declaração da conformidade cadastradas pela empresa, serão listadas logo abaixo ao formulário de pesquisa, nesta lista, é possível verificar algumas informações, como o número da solicitação, número do Bloquete da GRU, data de emissão, data de vencimento, valor da declaração, o status do pagamento da GRU, além de exibir dois botões, visualizar e imprimir.

Imagem 2


Nova Solicitação


Para cadastrar uma nova solicitação de declaração da conformidade, o usuário deverá clicar em nova solicitação, onde será redirecionado para a tela de “Nova Solicitação”, nesta tela, ele terá que informar obrigatoriamente os itens que deseja declarar, poderão ser adicionados diversos itens a solicitação de acordo com os escopos autorizados.

Imagem 3


Após incluir todos os itens desejados, basta clicar em “Enviar Solicitação e Emitir GRU”, caso todos os dados estiveram corretos e válidos, a solicitação será cadastrada e a GRU será emitida, você será redirecionado para a tela de visualizar e uma nova aba com a GRU impressa será aberta.

Imagem 4



Imagem 5


Visualizar


Para visualizar os dados da solicitação, basta que o usuário a localize na lista de solicitações, após localizar a solicitação desejada, basta clicar no botão “Visualizar” a direita da lista de solicitações.

Imagem 6


Ao clicar em “Visualizar”, o usuário será redirecionado para a tela de visualização da solicitação, nesta tela, é possível visualizar os dados da solicitação, o status do pagamento, o status da utilização, e as declarações de conformidades informadas para cada item da solicitação.

Imagem 7


Imprimir GRU


Para imprimir uma GRU, basta que o usuário a localize na lista de solicitações, após localizar a solicitação desejada, basta clicar no botão “Imprimir GRU” a direita da lista de solicitações.

Imagem 8


Após clicar no botão “Imprimir GRU”, uma nova aba será aberta em seu navegador e a GRU estará disponível em formato .pdf.

Imagem 9


Também é possível imprimir a GRU na tela de visualização da solicitação, basta clicar no botão “Imprimir GRU”, uma nova aba será aberta em seu navegador e a GRU estará disponível em formato .pdf.

Imagem 10



Declaração da Conformidade


Para realizar uma declaração da conformidade, o usuário deverá selecionar a solicitação desejada, para isto, ele poderá pesquisar a solicitação pelo Nº da solicitação ou Nº da GRU.
Ao digitar nos campos citados, o PSIE irá listar as opções correspondentes aos valores digitados, podendo o usuário selecionar a solicitação desejada.
A solicitação também poderá ser selecionada localizando a solicitação desejada na tela “Solicitações” e visualizando a solicitação.

Imagem 11


Ao selecionar a solicitação o PSIE irá exibir os dados da solicitação, onde será possível verificar os itens solicitados, caso tenha saldo (declaração pendente) de declaração para o item, o PSIE irá habilitar o botão “Declarar Conformidade” onde o usuário irá clicar e ser redirecionado para a tela de declaração.

Imagem 12


Realizar Declaração


Para realizar a declaração, o usuário deverá informar preencher todos os dados do formulário de declaração da conformidade, que irá variar de acordo com o tipo de instrumento que está sendo declarado.

Imagem 13


As selagens da declaração, deverão ser informadas em sua totalidade quando solicitadas, ou seja, quando o instrumento declarado fazer uso de marcas de selagens.
Quando solicitado, todos os pontos de selagem devem ter o seu lacre informado, após informar todos os lacres utilizados na declaração basta o usuário clicar em “Enviar Declaração”, o usuário será questionado sobre a confirmação do envio dos dados.
Após o envio, caso alguma inconsistência seja encontrada, elas serão exibidas e o usuário poderá realizar a correção nos dados e reenviar a declaração.

Imagem 14


Declarações Realizadas


Nesta tela, serão listadas todas as declarações da conformidade realizadas pela empresa autorizada, é possível filtrar as declarações utilizando os filtros Número da Solicitação, Número da Declaração, e Número da Marca/Identificadora, além de possibilitar filtrar pelo intervalo das datas da declaração.

Imagem 15


Visualizar Declaração


Após localizar a declaração desejada, basta que o usuário clique sobre o botão visualizar na lista de declarações.
Será aberta uma janela modal, onde será possível visualizar todas as informações declaradas.

Imagem 16



Imagem 17



Imagem 18



Imagem 19


Editar Declaração


Para editar os dados de uma declaração da conformidade, o usuário deverá visualizar a declaração realizada.
Ao visualizar a declaração da conformidade, se a declaração ainda estiver dentro do prazo de edição da mesma, o botão “Editar” será exibido na janela modal de visualização.

Imagem 20


Basta clicar no botão editar que os campos habilitados para edição serão habilitados para alteração.

Imagem 21


  • O usuário deverá informar os novos dados e clicar em “Salvar”.
  • Para cancelar a alteração, basta clicar em “Cancelar”.


Editar Selagens da Declaração


Para incluir, editar ou excluir novas selagens em uma declaração de conformidade, o usuário deverá ir até a aba “Selagens” da modal de visualização.
Ao visualizar a declaração da conformidade, se a declaração ainda estiver dentro do prazo de edição da mesma, o botão “Nova Selagem” será exibido.
Ao clicar em nova selagem, o formulário de inclusão será exibido, o usuário deverá preencher os dados da selagem e clicar em “Incluir”.

Imagem 22



Imagem 23


  • Para cancelar a inclusão, basta clicar em “Cancelar”.


Para editar uma selagem, basta o usuário clicar sobre o botão “Editar” na tabela de selagens, os dados da selagem serão exibidos no formulário de edição, basta o usuário alterar os dados e clicar sobre o botão “Salvar”.

  • Para cancelar a alteração, basta clicar em “Cancelar”.



Imagem 24


Para excluir uma selagem, basta o usuário clicar sobre o botão “Excluir” na tabela de selagens, o usuário terá que confirmar a ação clicando em “Sim” na pergunta que será apresentada na tela.


Imagem 25



Imagem 26


Editar Faixas de Transito do Medidor de Velocidade


Para incluir, alterar ou excluir faixas de transito de um medidor de velocidade, basta o usuário selecionar a aba “Medidor de Velocidade”, e clicar sobre o botão “Editar”, fazendo isto, o formulário será habilitado em modo edição, e as opções de edição das faixas serão habilitadas.


Imagem 27



Imagem 28


Para incluir nova faixa, o usuário deverá clicar sobre o botão “Nova Faixa”, o formulário de inclusão da faixa será exibido ao usuário, basta informar os dados da faixa e clicar sobre o botão “Incluir”.


Imagem 29


  • Para cancelar a inclusão, basta clicar em “Cancelar”.
  • Para editar uma faixa ou via, basta o usuário clicar sobre o botão “Editar” na tabela de faixas, os dados da faixa serão exibidos no formulário de edição da faixa, basta o usuário alterar os dados e clicar sobre o botão “Salvar”.
  • Para cancelar a alteração, basta clicar em “Cancelar”.


Imagem 30


Para excluir uma faixa ou via, basta o usuário clicar sobre o botão “Excluir” na tabela de faixas, o usuário terá que confirmar a ação clicando em “Sim” na pergunta que será apresentada na tela.


Imagem 31



Imagem 32


Regras de Negócio

  • O botão de edição de uma solicitação não estará visível quando as declarações referenciadas estiverem fora do prazo permitido para alterações.
  • O prazo de edição é determinado pela classificação do instrumento declarado na solicitação.
  • O equipamento específico tem um prazo a contar da data de realização da solicitação para realizar edições ou alterações.
  • Ao preencher uma declaração de conformidade, na aba de volumetria, a placa informada precisa ser nula ou única. Se cadastrar uma placa já utilizada em outra declaração, o sistema retornará um erro informando isso.

Relacionamentos