3.1.21.1.2.2 - Verificação de Medidor de Água (HI2040)

De Wiki Inmetro
Ir para: navegação, pesquisa

Barra de Tarefas do SGI

Para ter acesso às informações referentes às funcionalidades da tela, clicar em Introdução ao SGI .

Introdução

Permite realizar as verificações de medidores de água e emitir os respectivos certificados, conforme a Portaria 295/2018.

Pré-Requisitos


Acesso

Acesso a tela 3.1.21.1.2.2 - Verificação de Medidor de Água(HI2040), utilizando o caminho indicado na Imagem 1.

Imagem 1

Verificação de Medidor de Água

Imagem 2

Onde:

  • Nro Ensaio: será automaticamente atualizado pelo SGI, sendo um sequencial iniciando no 1 a cada ano (a partir do primeiro cadastrado na nova versão). O ano será automaticamente atualizado pelo SGI, onde será o ano vigente do cadastro da verificação.
  • Dt Cadastro: será automaticamente atualizada pelo SGI com a data do dia do cadastro da verificação.
  • Documento: será automaticamente preenchido no momento da autorização do técnico executor, sendo que será gerada a numeração do documento 19, cuja faixa utilizada disponível esteja com a situação “Pendente”. Obs.: caso o tipo de serviço for “Inspeção”, não deverá gerar certificado e não associar uma faixa pra o documento (campo documento ficará em branco).
  • Nro Série: será o número de série do instrumento que foi previamente cadastrado no menu “2.1.1 Itens” com tipo de instrumento “Hidrômetro”. Campo obrigatório. No momento do duplo-click, abrirá a tela do menu “2.1.1 Itens”. É nessa tela que deverão ser informadas as características específicas desse tipo de instrumento, pois caso ainda não tenham sido cadastradas, aparecerá a seguinte mensagem:

Imagem 1.1
  • Dt Ensaio: será a data que o usuário informar como sendo a data que foi realizado o ensaio. Campo obrigatório.
  • Situação: lista de valores atualizados automaticamente, não podendo ser alterados pelo usuário, com exceção do “cancelamento”. Os possíveis valores desse campo, são:
    • aberto: será atualizado quando for salvo o cadastro. Nessa situação, os dados poderão ser alterados
    • autorizado: será atualizado quando o “Técnico Executor” assinar a verificação. Nessa situação, não será mais possível nenhuma alteração na verificação a não ser o seu cancelamento. Deverá atualizar a GRU e a verificação com o RD informado na tela (para fins de estatística, plano de trabalho, repasse de valores, etc)
    • cancelado: será alterado pelo usuário com perfil “2-Técnico Executor”, somente quando a situação estiver “Autorizado ”. Nessa situação, não será mais possível nenhuma alteração na verificação. Para o cancelamento, será obrigatória a informação de uma justificativa, que será gravada no sistema e também enviada por email ao técnico executor que assinou a verificação (o técnico executor).
  • Interessado: todas as informações do proprietário interessado, serão apresentadas automaticamente no momento da informação do número de série do instrumento.
  • tipo de serviço: será uma lista de valores, campo obrigatório, sendo possível selecionando um dos valores: verificação inicial, verificação periódica, verificação após reparo e inspeção.
  • consumidor: será uma lista de valores, cuja informação não é obrigatória. Caso seja informado, deverá ser previamente cadastrado no menu 1.1.1.1 Proprietários.
  • leitura inicial: Informação opcional, pois pode estar ilegível, no formato: 9,99999.
  • Observações: campo livre e opcional, para o usuário informar as observações. Já o segundo quadro de observações apresenta as observações automáticas que serão incluídas na verificação, conforme as situações dos ensaios.
  • Quadro “Cobrança”:
    • GRU: campo obrigatório somente quando o tipo de serviço for diferente de “Inspeção”, sendo listado todas as GRUs que:
      • estejam com o campo “pagto” diferente de “Excluído” ou “Inválido”
      • sejam do proprietário do instrumento que está sendo verificado
      • tenham pelo menos um tipo de serviço igual ao informado nessa tela, para o número de série igual ao do instrumento que está sendo verificado.

Imagem 3
  Obs.: caso seja selecionada uma GRU cujo campo “Pagto” seja diferente de “Quitado”, deverá ser apresentada para o usuário a seguinte mensagem: “A GRU precisar estar quitada. Favor verificar.”
  • Para a GRU vinculada no cadastro de verificação de hidrômetro:
    • a GRU e os seus serviços podem ser cancelados e/ou desvinculados do relatório diário na opção do SGI 6.1.8 - Desvincular GRU e Serviços do RD (RD2190) (de acordo com as regras existentes) desde que o cadastro da verificação do hidrômetro esteja desautorizado;
    • pode ser selecionada GRU cadastrada antecipadamente com isenção de taxa metrológica, ou seja, esta GRU estará inválida e com o valor zero;

  • Quadro Autorizadores:
    • Técnico Executor: será inicializado automaticamente com o nome do usuário logado no SGI, desde que ele esteja cadastrado no perfil 2-Funcionário. Também poderá ser selecionado pela lista de valores, onde somente serão apresentados/aceitos, todos os funcionários que estejam cadastrados no controle de autorizadores com o perfil 2-Funcionário.
  • botão [Justificativa]: permitirá visualizar a justificativa de cancelamento da verificação. Esse botão somente aparece quando a situação for “Cancelado”.
  • botão [Visualizar]: permitirá visualizar e imprimir o certificado de verificação (HI3005 – Certificado de Verificação), após responder a pergunta:

Imagem 4
    • botão "1ª via":

Imagem 5
    • botão "2ª via": será solicitada a informação do RD e GRU código 887, pois a emissão da 2ª via passará a ser cobrada:
Abrirá uma tela conforme abaixo:


VR5460 OS5281.png


Onde:
- RD: é o número do relatório diário que deve ser do tipo Serviço de Verificação e onde o movimento vinculado ao relatório diário e o relatório diário devem estar abertos;

- Proprietário: é o código do proprietário que está preenchido na tela que está chamando esta tela;

- GRU: caso exista uma GRU gerada antecipadamente para a cobrança de segunda via de certificado, para o relatório diário e proprietário preenchidos na tela, este campo será habilitado para que a GRU possa ser selecionada, caso contrário, o campo ficará desabilitado;

- Botão Gerar GRU e 2 via: ao pressionar o botão é visualizada a tela de GRU para pagamento antecipado, opção do SGI 3.1.18 - GRU para Pagamento Antecipado (VR2260) , para que a GRU seja cadastrada, os dados já estarão previamente preenchidos, basta salvar para que a GRU seja gerada; após salvar a GRU e retornar á tela anterior, a GRU será vinculada ao relatório diário que foi selecionado;

- Botão Cancelar: retorna à tela anterior;

- o valor que a GRU da segunda via que será gerada é cadastrado no parâmetro com o nome VL_SEGUNDA_VIA_VT e no campo Valor Parâmetro, caso o valor tenha centavos, deve ser cadastrado com vírgula no decimal conforme imagem abaixo, pelo responsável na TI no órgão da RBMLQ-I, opção do SGI Gerenciador - 2.1.1 - Parâmetros (GS2200) ;

Gs2200.png



        • Obs.: a visualização do certificado somente estará disponível para os tipos de serviço que não sejam “Inspeção”. Caso seja uma “inspeção”, apresentar a mensagem “As verificações cujo tipo de serviço for inspeção, não geram o certificado. Nesse caso, emita o registro de verificação.”
  • botão Registro: permitirá visualizar e imprimir o registro de medição para verificação

Imagem 7

[ABA IDENTIFICAÇÃO]


Imagem 8

Onde:

  • Quadro Padrões Internos de Referência:
    • Patrimônio: será uma lista de valores a ser selecionada pelo usuário, onde irá listar os patrimônios associados a padrões, cujos tipos de instrumento sejam igual a “Bancada Gravimétrica de Verificação de Hidrômetro” ou “Bancada Volumétrica de Verificação de Hidrômetro”. Depois que o usuário selecionar o padrão, validar se o mesmo está com a data da calibração vencida. Caso esteja, apenas apresentar a mensagem “A data de validade da calibração desse padrão está vencida. Favor verificar.” E permitir que o usuário grave sem impedimento algum na tela.
    • Validade Cal: será a validade da calibração, cadastrada no menu 3.1.13.1.1.9 Padrões.
  • Quadro Bancadas Padrão de Referência:
    • Padrão: será uma lista de valores a ser selecionada pelo usuário, onde irá listar os padrões, cujos tipos de instrumento sejam igual a “Bancada Gravimétrica de Verificação de Hidrômetro” ou “Bancada Volumétrica de Verificação de Hidrômetro”. Depois que o usuário selecionar o padrão, validar se o mesmo está com a data da calibração vencida. Caso esteja, apenas apresentar a mensagem “A data de validade da bancada desse padrão está vencida. Favor verificar.” E permitir que o usuário grave sem impedimento algum na tela.
    • Valido Até: será a validade da calibração, cadastrada no menu 3.1.13.1.1.9 Padrões.

[ABA EXAME PRELIMINAR]


Imagem 9

Onde:

  • Unidade de medida: O símbolo m³ aparece no mostrador ou imediatamente adjacente ao visor numerado? Se sim, aprovado. Senão, reprovado e gera notificação com enquadramento OT-001: Medidor de água não apresenta o símbolo m³ no mostrador ou imediatamente adjacente ao visor numerado.
  • Marca de aprovação de modelo: Existe indicação da marca de aprovação de modelo no mostrador? Se sim, aprovado. Senão, reprovado e gera notificação com enquadramento OT-004: Medidor de água não apresenta indicação da marca de aprovação de modelo.
  • Nome ou marca do fabricante: Existe indicação do nome ou marca do fabricante? Se sim, aprovado. Senão, reprovado e gera notificação com enquadramento OT-005: Medidor de água não apresenta indicação do nome ou marca do fabricante.

Nº de série: Existe indicação do nº de série sequencial de fabricação? Se sim, aprovado. Senão, reprovado e gera notificação com enquadramento OT-006: Medidor de água não apresenta indicação do nº de série sequencial de fabricação.

  • Sentido do escoamento: Existe seta indicadora do sentido do escoamento? Se sim, aprovado. Senão, reprovado e gera notificação com enquadramento OT-007: Medidor de água não apresenta seta indicadora do sentido do escoamento.
  • Posição de instalação: Existe indicação da posição de instalação? Se sim, aprovado. Senão, reprovado e gera notificação com enquadramento OT-008: Medidor de água não apresenta indicação da posição de instalação.
  • Vazão nominal “Qn” ou vazão permanente “Q3”: Existe indicação da vazão nominal ou vazão permanente? Se sim, aprovado. Senão, reprovado e gera notificação com enquadramento OT-003: Medidor de água não apresenta indicação da vazão nominal “Q n” ou vazão permanente “Q3”. Essa pergunta somente será apresentada na tela, se o “Tipo de serviço” for “Verificação inicial”.
  • Classe magnética: Existe indicação da classe magnética? Se sim ou não aplicável, aprovado. Senão, reprovado e gera notificação com enquadramento OT-009: Medidor de água não apresenta indicação da classe magnética no mostrador. Essa pergunta somente será apresentada na tela, se a “classe de exatidão” for 2.
  • Relação “Q3/Q1” ou “R”: Existe indicação da relação “Q3/Q1” ou “R”? Se sim, aprovado. Senão, reprovado e gera notificação com enquadramento OT-010: Medidor de água não apresenta indicação da relação “Q 3/Q1” ou “R”. Essa pergunta somente será apresentada na tela, se a “classe de exatidão” for 1 ou 2.
  • Pressão máxima admissível (PMA): Existe indicação da pressão máxima admissível? Se sim ou não aplicável, aprovado. Senão, reprovado e gera notificação com enquadramento OT-011: Medidor de água não apresenta indicação da pressão máxima admissível. Essa pergunta somente será apresentada na tela, se a “classe de exatidão” for 1 ou 2.
  • Classe de temperatura: Existe indicação da classe de temperatura? Se sim ou não aplicável, aprovado. Senão, reprovado e gera notificação com enquadramento OT-012 Medidor de água não apresenta indicação da classe de temperatura. Essa pergunta somente será apresentada na tela, se a “classe de exatidão” for 1 ou 2.
  • Classe de perda de pressão: Existe indicação da classe de perda de pressão? Se sim ou não aplicável, aprovado. Senão, reprovado e gera notificação com enquadramento: OT-013 Medidor de água não apresenta indicação da classe de perda de pressão. Essa pergunta somente será apresentada na tela, se a “classe de exatidão” for 1 ou 2.
  • Classe de sensibilidade de instalação: Existe indicação da classe de sensibilidade de instalação? Se sim ou não aplicável, aprovado. Senão, reprovado e gera notificação com enquadramento: OT-014 Medidor de água não apresenta indicação da classe sensibilidade de instalação. Essa pergunta somente será apresentada na tela, se a “classe de exatidão” for 1 ou 2.
  • Fonte de alimentação externa: Existe indicação de tensão e frequência da alimentação externa? Se sim ou não aplicável, aprovado. Senão, reprovado e gera notificação com enquadramento: OT-015: Medidor de água eletrônico não apresenta indicação da tensão e frequência da fonte de alimentação de energia externa. Essa pergunta somente será apresentada na tela, se o princípio de funcionamento for “eletrônico”.
  • Bateria substituível: Existe indicação da data limite para substituição d a bateria? Se sim ou não aplicável, aprovado. Senão, reprovado e gera notificação com enquadramento: OT-016: Medidor de água eletrônico com bateria substituível não apresenta indicação da data limite para substituição da bateria. Essa pergunta somente será apresentada na tela, se o princípio de funcionamento for “eletrônico”.
  • Bateria insubstituível: Existe indicação da data limite para substituição d o medidor? Se sim ou não aplicável, aprovado. Senão, reprovado e gera notificação com enquadramento: OT-017: Medidor de água com bateria insubstituível não apresenta indicação da data limite para substituição do medidor. Essa pergunta somente será apresentada na tela, se o princípio de funcionamento for “eletrônico”.
  • Marca de selagem: Instrumento possui marca de selagem e a mesma está íntegra? Se sim ou não aplicável, aprovado. Senão, reprovado e gera notificação com enquadramento: OT-018: Medidor de água não possui marca de selagem ou a marca de selagem foi violada.
  • Conformidade à PAM: Instrumento conserva as características que constam na PAM? Se sim, aprovado. Senão, reprovado e gera notificação com enquadramento: OT-019: Medidor de água apresenta alteração de suas características em relação à Portaria de Aprovação de Modelo. Quando reprovado, exigir texto explicando o motivo da reprovação no campo “Observações”. Essa pergunta somente será apresentada na tela, se o tipo de serviço for “verificação inicial”.
  • Conformidade à PAM: Instrumento conserva as características que constam na PAM? Se sim, aprovado. Senão, reprovado e gera notificação com enquadramento: OT-026: Medidor de água apresenta alteração de suas características em relação à Portaria de Aprovação de Modelo. Quando reprovado, exigir texto explicando o motivo da reprovação no campo “Observações” (inicializar com o texto: “Conforme item 7.4.3 da Portaria Inmetro nº 295/2018, não podem ser submetidos a verificações subsequentes medidores não conformes ao modelo aprovado, devendo, nesse caso, ser retirados de uso.”). Essa pergunta somente será apresentada na tela, se o tipo de serviço for “verificação periódica”, “verificação pós reparo” ou “inspeção”.
  • Ensaio de estanqueidade: Instrumento não apresentou fugas através de suas paredes ou juntas, nem produziu danos ou bloqueios quando submetido ao ensaio de estanqueidade? Se sim ou não aplicável, aprovado. Senão, reprovado e gera notificação com enquadramento: OT-020: Medidor de água apresentou fugas através de suas paredes ou juntas, ou produziu danos ou bloqueios quando submetido ao ensaio de estanqueidade. Essa pergunta somente será apresentada na tela, se a classe de exatidão for A, B ou C.
  • Ensaio de pressão estática: Instrumento não apresentou vazamentos ou danos quando submetido ao ensaio de pressão estática? Se sim, aprovado. Senão, reprovado e gera notificação com enquadramento: OT-021: Medidor de água apresentou vazamentos ou danos quando submetido ao ensaio de pressão estática. Essa pergunta somente será apresentada na tela, se a classe de exatidão for 1 ou 2.

[ABA ENSAIO] (quando a classe de exatidão for A, B ou C.)


Imagem 10

Onde:

  • Temperatura da água (°C): campo obrigatório que deverá ser informado pelo usuário. Quando for informado um valor, validar
    • se classe de exatidão for “A”, “B”, ou “C”: valor da temperatura da água deve ficar entre 0,1 °C e 40 °C, caso contrário, emitir alerta: “Temperatura da água fora da faixa de 0,1 °C a 40 °C”.
    • se classe de exatidão for “1” ou “2”
      • se classe de temperatura do instrumento for “T30” ou “T50” - valor da temperatura da água deve ficar entre 15 °C e 25 °C, caso contrário, apresentar mensagem “Temperatura da água fora da faixa de 15 °C a 25 °C”.
      • Se classe de temperatura do instrumento for “T70”, “T90”, “T130” ou “T180”: valor da temperatura da água deve ficar entre 15°C e 25 °C ou entre 45 °C e 55 °C, caso contrário, apresentar mensagem: Temperatura da água fora da faixa de 15 °C a 25 °C ou de 45 °C a 55 °C”.
      • Se classe de temperatura do instrumento for “T30/70”, “T30/90”, “T30/130” ou “T30/180”: O valor da temperatura da água deve ficar entre 45 °C e 55 °C, caso contrário, apresentar a mensagem: “Temperatura da água fora da faixa de 45 °C a 55 °C”.
  • Ensaio impossível de ser realizado: deverá ser marcado caso o instrumento que está sendo verificado não apresente possibilidade de realizar o ensaio
  • Município do Ensaio/Estado/Local do Ensaio: são informações automaticamente preenchidas, conforme o padrão de referência informado:
    • quando informado o padrão interno de referência, o local do ensaio será o estado cadastrado na tabela de órgãos do SGI
    • quando informada uma bancada padrão de referência, será o proprietário cadastrado no cadastro de padrões.
    • Obs: sempre será considerado só a informação do primeiro padrão interno de referência ou da primeira bancada padrão de referência que foi informada na tela.
  • Leitura inicial: deverá ser informada pelo usuário, formato 9,99999.
  • Leitura final deverá ser informada pelo usuário, formato 9,99999.
  • Volume indicado: será automaticamente calculado, através da fórmula: (Leitura final – Leitura inicial) x 1000.
  • volume escoado: informado pelo usuário, formato 999,99. O valor informado será considerado conforme a tabela:

Imagem 11

Quando o volume escoado for menor do que o valor estipulado acima, apenas apresentar a mensagem: “Volume escoado abaixo do mínimo recomendado de [VALOR] L. Favor repetir o ensaio.”, sem impedir que o usuário grave as informações fora do estipulado.
Obs.: buscar o “valor de uma divisão” no cadastro do instrumento.

  • Erro relativo de indicação: será automaticamente calculado, através da fórmula: 100 x (volume indicado – Volume escoado) / Volume escoado, formato “0,00%”
  • Resultado da verificação:
    • se tipo de serviço “verificação inicial”:

Imagem 12

Caso o Erro relativo ≤ EMA, então aprovado. Caso contrário, reprovado e gerar notificação com enquadramento OT-022 Medidor de água apresenta erro de medição superior ao erro máximo admissível em verificação inicial. Ainda gerar texto automático no campo “Observações” de acordo com o sinal do Erro de Medição:

      • Sinal (-): “Erro de medição à favor do usuário/consumidor.”
      • Sinal (+): “Erro de medição contra o usuário/consumidor.”
    • se tipo de serviço “verificação periódica”, “verificação após reparo” ou “inspeção”:

Imagem 13

Caso o Erro relativo ≤ EMA, então aprovado. Caso contrário, reprovado e gerar notificação com enquadramento OT-023 Medidor de água apresenta erro de medição superior ao erro máximo admissível em verificação subsequente. Ainda gerar texto automático no campo “Observações”: “Conforme Art. 4º, parágrafo único, da Portaria Inmetro nº 295/2018, os medidores devem ser substituídos caso sejam constatados erros fora dos limites dos erros máximos admissíveis.” Ainda gerar texto automático no campo “Observações” de acordo com o sinal do Erro de Medição:

    • Sinal (-): “Erro de medição à favor do usuário/consumidor.”;
    • Sinal (+): “Erro de medição contra o usuário/consumidor.”
  • marca de selagem: será informado pelo usuário um número da faixa do documento 278-MARCA DE SELAGEM - LACRE VERMELHO ou do 279-MARCA DE SELAGEM - LACRE AMARELO, conforme as regras:
    • quando resultado aprovado: a faixa do documento de selagem poderá estar pendente ou utilizado
    • quando resultado reprovado/interditado: a faixa do documento de selagem deverá estar pendente no módulo de documento e deverá ser atualizada a sua situação no módulo de documentos para “utilizada” (para fins do controle do gestor do próprio módulo de documentos, quanto às quantidades ainda disponíveis para a utilização – será dado “baixa”).
  • marca de verificação: será informado pelo usuário um número da faixa do documento 1-MARCA - VERIFICAÇÃO SUBSEQUENTE, 2-MARCA - INSTRUMENTO INCORRETO ou 3-MARCA - VERIFICAÇÃO INICIAL, sendo essa informação opcional. Caso informada, seguirá as seguintes regras:
    • quando o tipo de serviço for verificação inicial:
      • se resultado for aprovado ou reprovado: deverá aceitar somente Doc. 3. A faixa do documento de verificação deverá ser pendente.
    • quando o tipo de serviço for verificação periódica ou após reparo:
      • se resultado for aprovado ou reprovado: deverá aceitar somente Doc. 1. A faixa do documento de verificação deverá ser pendente.
      • se resultado for interditado: deverá aceitar somente Doc. 2. A faixa do documento de verificação deverá ser pendente.
    • quando o tipo de serviço for inspeção:
      • se resultado for aprovado: deverá aceitar somente Doc. 1 ou Doc. 3, sendo que estas marcas já constam no instrumento (marcas já utilizadas). A faixa do documento de verificação deverá ser utilizado.
      • se resultado for reprovado ou interditado: dever aceitar somente Doc. 2. A faixa do documento de verificação deverá ser utilizado.
    • Obs.: para a faixa/selo que for informado e que ainda encontra-se com a situação “pendente” no módulo de documentos, deverá ser atualizada a sua situação no módulo de documentos para “utilizada” (para fins do controle do gestor do próprio módulo de documentos, quanto às quantidades de selos ainda disponíveis para a utilização – será dado “baixa”).
  • Obs.: a marca de selagem e a marca de verificação são campos opcionais, mas no momento da autorização do técnico executor será exigida a informação de uma das duas marcas.

[ABA ENSAIO] (quando a classe de exatidão for 1 ou 2.)


Imagem 14

Onde:

  • Leitura inicial: deverá ser informada pelo usuário, formato 9,99999.
  • Leitura final deverá ser informada pelo usuário, formato 9,99999.
  • Volume indicado: será automaticamente calculado, através da fórmula: (Leitura final – Leitura inicial) x 1000.
  • volume escoado: informado pelo usuário, formato 999,99. O valor informado será considerado conforme a tabela.

Imagem 15

Quando o volume escoado for menor do que o valor estipulado acima, apenas apresentar a mensagem: “Volume escoado abaixo do mínimo recomendado de [VALOR] L. Favor repetir o ensaio.”, sem impedir que o usuário grave as informações fora do estipulado.
Obs.: buscar o “valor de uma divisão” no cadastro do instrumento.

  • Erro relativo de indicação: será automaticamente calculado, através da fórmula: 100 x (volume indicado – Volume escoado) / Volume escoado, formato “0,00%”
  • Resultado da verificação:
    • se tipo de serviço “verificação inicial”:

Imagem 16

Se todos os erros de indicação de um medidor de água apresentam o mesmo sinal, o valor de pelo menos um dos erros não deve exceder a metade do erro máximo admissível. Caso o Erro relativo ≤ EMA, aprovado. Caso contrário, reprovado e gerar notificação com enquadramento OT-024 Medidor de água apresenta erro de medição superior ao erro máximo admissível em verificação inicial. Ainda gerar texto automático no campo “Observações” de acordo com o sinal do Erro de Medição:

      • Sinal (-): “Erro de medição à favor do usuário/consumidor.”;
      • Sinal (+): “Erro de medição contra o usuário/consumidor.”
    • se tipo de serviço “verificação periódica”, “verificação após reparo” ou “inspeção”:

Imagem 17

Caso o Erro relativo ≤ EMA, aprovado. Caso contrário, reprovado e gerar notificação com enquadramento OT-025: Medidor de água apresenta erro de medição superior ao erro máximo admissível em verificação subsequente. Ainda gerar texto automático no campo “Observações”: “Conforme Art. 4º, parágrafo único, da Portaria Inmetro nº 295/2018, os medidores devem ser substituídos caso sejam constatados erros fora dos limites dos erros máximos admissíveis.” Ainda gerar texto automático no campo “Observações” de ac ordo com o sinal do erro de Medição:

[ABA IRREGULARIDADES]


Imagem 15

Serão apresentadas todas as irregularidades atualizadas automaticamente, conforme o resultado da verificação e também conforme os exames preliminares realizados durante a verificação do instrumento.

      • Sinal (-): “Erro de medição à favor do usuário/consumidor.”;
      • Sinal (+): “Erro de medição contra o usuário/consumidor.”

Regras de negócio

Essa tela possui;

  • Campo com o preenchimento obrigatório;
  • Campo com a função de duplo clique em amarelo (chama outra tela);
  • Campo com a função de preenchimento automático.
  • Campo com a função de auto-pesquisa utilize % texto ou numero %
  • Permite o uso da tecla F8 pesquisar;
  • Permite o uso da tecla F7 Limpar;

Relacionamentos