8.12.1.1.1 Materiais e Serviços (CN2120)
Índice
Barra de Tarefas do SGI
Para ter acesso às informações referentes às funcionalidades da tela, clicar em Introdução ao SGI.
Introdução
O cadastro de materiais e serviços é próprio de cada órgão delegado, sendo que o mesmo deve procurar ter um cadastro atualizado e, tanto quanto possível, alinhado ao cadastro nacional.
Neste sentido, os materiais devem ser correlacionados as referências do Inmetro, encontrando o material/serviço que melhor se associa, através do quadro Referência Inmetro (Família/Subfamília/Item).
Pré-Requisitos
Acesso
Matérias e Serviços
Onde temos:
- Código ³: código do produto no sistema
Nota: Este "código" é gerado, automaticamente, quando o usuário salva o registro.
- Categoria SIASG :
- Situação :informa qual a situação do produto se esta: Ativo, Inativo, Novo ou Aberto.
- Classificação :informa qual a classificação do item se pertence: "Almoxarifado", "Permanente", "Consumo Imediato", "Serviços" ou "Uso Sistemas"
Somente funcionários do setor de Almoxarifado tem permissão para alterar o cadastro de materiais com classificação "ALMOXARIFADO". Caso haja necessidade de ajuste na classificação do item de Almoxarifado, solicite para um funcionário do setor que altere a classificação do item para a correta, se o item estiver com a situação "Ativo” deve ser alterado primeiro para “Aberto”, observe também a conta contábil que deve ser corrigida de acordo com a nova classificação do item, para finalizar, deve ser alterado a situação do item para “Ativo”.
Funcionários de Almoxarifado com permissão para alteração:
8.7.1.3.1 – Autorizações (2 – Funcionários ou 15 – Gestor de Sistema)
O sistema só permite alteração da classificação do item de almoxarifado se o mesmo não tiver movimentação do estoque.
- Descrição : é uma descrição resumido do item
- Desc. Completa : a descrição completa se faz necessária quando se trata de produtos que são comprados seguidamente, a exemplo de itens de almoxarifado. Esta descrição deve ser detalhada até o nível em que seu excesso de detalhamento não a torne muito específica, fazendo com que se tenha dezenas de itens para coisas que poderiam estar em ou poucos itens.
Exemplo de cadastro:
Descrição: CANETA ESFEROGRAFICA AZUL
Desc. Completa:
Caneta esferográfica tinta azul, corpo em poliestireno cristal, formato sextavado, ponta latão, com esfera de tungstênio, tipo escrita média, com furo no corpo sextavado e tampa com furo ante asfixiante. Marca de referência: Bic ou similar.
Mais do que isso já seria desnecessário, devendo – quando for o caso – ser complementado na requisição do material e/ou termo de referência.
- Foto Material :neste área pode incluir a foto do item
- Unidade de Medida : classificar o material por sua unidade de medida (geralmente ‘Unidade’, ‘Litro’ ou outro). Se não souber basta clicar na seta indicativa no campo para selecionar a unidade desejada;
- Cód. Conta Despesa : é informado o código da conta despesa que o setor contábil interpreta como a família do plano de contas o qual será empenhado o item;Se não soube clicar na seta indicativa no campo
- Descrição Conta Despesa ³ : quando informado o código, automaticamente, o sistema preenche a descrição
- Cód. Conta Ativo :é informado o código da conta ativo em que o setor contábil interpreta como a família do plano de contas o qual será empenhado o item;
- Descrição Conta Ativo : ³: quando informado o código, automaticamente, o sistema preenche a descrição
-Familia: é informado a descrição da família para Materiais e Serviços comprados. Esta é uma descrição genérica que será utilizada para aglutinar informações na esfera federal.
- Subfamília ³: descrição da subfamilia
- Material/Serviço ³: descrição do material ou serviço.
Regras de negócio
- ¹ Campo com o preenchimento obrigatório;
- ² Campo com a função de duplo clique (chama outra tela);
- ³ Campo com a função de preenchimento automático.
Relacionamentos
Voltar para - Compras