Guia Rápido - Novo Cadastro de Estabelecimentos - Detentores - Proprietários

De Wiki Inmetro
Ir para: navegação, pesquisa

Barra de Tarefas do SGI

Para ter acesso às informações referentes às funcionalidades da tela, clicar em Introdução ao SGI.

Introdução

O novo cadastro de Proprietários (Estabelecimentos/Detentores), tem como finalidade agrupar as informações co-relacionadas e permitir grande melhoria no cadastro de endereços. A nova tela está dividida em 5 abas:

  • Principal;
  • Endereços;
  • Informações Jurídicas/Administrativas;
  • Documentos Digitalizados;
  • Histórico.


A navegação entre as abas segue o mesmo padrão de outras telas do SGI que possuem esse tipo de recurso, clicando-se no nome da aba.
Foi criado um novo tipo de autorizador no SGI, chamado Responsável Proprietários, cujo código é 98, que deve estar centralizado em um usuário gestor e/ou usuários-chave avançados e não atribuído a usuários comuns da tela. Este autorizador vai permitir a execução de algumas ações que devem ser controladas e realizadas com cautela e certeza, as quais serão identificadas a seguir.

No rodapé da tela de Proprietários, estão presentes 4 campos que permitem identificar o usuário que inseriu o registro e a data em que houve a inserção e, também, o usuário que fez a última alteração no registro e a data em que houve a última alteração. Essas informações ficarão sendo atualizadas conforme o usuário navegar entre os diferentes proprietários que consultou ou mesmo para um determinado proprietário caso o usuário esteja visualizando os dados do mesmo ou, então, venha a navegar entre seus endereços e seus documentos digitalizados, sempre dependendo da aba em que se encontrar.
Tais informações não são relevantes e não aparecerão para os registros da aba Histórico, pois há campos próprios do histórico que já fornecem esta visão.
Veja um exemplo, na figura abaixo:

Imagem 1



Acesso

Imagem 1


Aba Principal

Nesta aba, estão as informações básicas principais do Proprietário e, também, o endereço principal vigente, para permitir uma consulta rápida.

Dois novos campos foram disponibilizados em tela, o primeiro é Situação Proprietário, que permitirá determinar situações tais como Inativo, CNPJ/CPF Inválido, entre outras que poderão ser criadas, marcando um proprietário para que este não possa ser utilizado, sem a necessidade de sua exclusão, permanecendo um histórico. O segundo é o campo CNPJ/CPF Índice, que mostrará o índice do CNPJ/CPF do proprietário consultado e também vai permitir consultas específicas por esta informação.

Estão presentes facilitadores através de botões que permitem replicar Nome/Razão Social, Nome Fantasia, Tipo de Estabelecimento e Porte para os demais registros de proprietários que possuem o mesmo tipo de proprietário e cujos CNPJ/CPFs possuem o mesmo índice (raiz), tais funcionalidades permitem unificar essas informações. Os facilitadores estão disponíveis somente para usuários que possuem o autorizador Responsável Proprietários.

Abaixo do bloco do endereço principal vigente, está localizada uma mensagem destacada em vermelho que informa quantos registros há no cadastro de proprietários com o mesmo tipo de proprietário e cujos CNPJ/CPFs possuem o mesmo índice do registro que estiver em tela sendo consultado. A mensagem somente aparece quando existe tal situação.
Veja na figura abaixo.

Imagem 2



Aba Endereços

Nesta aba, estão disponíveis todas as informações relacionadas a endereços.
Há uma separação em três blocos de informação:

  • Bloco Incluir ou Alterar: contempla as informações para inclusão, alteração e consulta completa de endereços;
  • Bloco Lista Simplificada: contempla uma lista de consulta com informações simplificada de todos os endereços cadastrados para o proprietário;
  • Bloco Laranja: contempla a consulta dos campos originados basicamente dos Sistemas Móveis do SGI e das migrações de dados em implantações do SGI. Chamada anteriormente de área amarela do cadastro de proprietários, teve sua cor alterada para laranja, pois amarelo é cor padrão nas telas do SGI para campos que possuem funcionalidade de duplo clique para executar alguma ação específica.

Com relação ao bloco Incluir ou Alterar, a principal diferença a ser considerada está nos novos campos Tipo de Endereço (1) e Vigente até. Neste bloco também é possível uma visão completa de endereços, tanto para consulta como para alteração, através da navegação padrão entre os diferentes registros através das teclas de seta ou dos botões da barra de ferramentas.

O primeiro campo mencionado permite que sejam cadastrados diferentes tipos de endereços para um proprietário. Os tipos de endereços já conhecidos atualmente são Principal e Correspondência, pois o cadastro atual já possui essa distinção. Novos tipos podem ser criados a qualquer momento na medida do necessário, sendo que um dos tipos que já estará disponível será o Comunicado de Perícia.

O campo Vigente até, permite que tenhamos um histórico de endereços com diferentes vigências para reemissão correta de documentos e relatórios onde devam constar os endereços da época em que tais documentos tiverem sido gerados. Poderemos ter, diversos registros de endereço para um mesmo tipo, cada um com sua vigência até uma certa data e o endereço atual ou dito vigente será aquele onde esse campo estiver em branco. Este campo é preenchido de forma automática pelo sistema sempre que se cadastra um novo endereço de tipo igual a um já existente.

Está presente um facilitador através do botão Replicar Endereço (3), que permite unificar algum endereço para todos os proprietários que forem do mesmo tipo de proprietário e cujos CNPJ/CPFs possuírem o mesmo índice (raiz). Essa replicação não poderá ser feita para endereço do tipo Principal, para os demais poderá ser feita normalmente. O facilitador está disponível somente para usuários que possuem o autorizador Responsável Proprietários.

  • IMPORTANTE: o procedimento para a escolha de um endereço a ser inserido ou alterado para um proprietário permanece o mesmo da versão anterior da tela e continua a ser acessado através do botão Endereço (2).

A Lista Simplificada (4) permite uma consulta simplificada, rápida e comparativa entre todos os endereços existentes para o proprietário, sejam eles vigentes ou não, em função da sua organização em forma de grade.
Veja a imagem a seguir:

Imagem 3


Para incluir um endereço, deve-se estar posicionado no bloco Incluir ou Alterar e utilizar o botão <Incluir> da barra de ferramentas ou teclar <F6>. Em seguida, escolha o Tipo de Endereço desejado e selecione o endereço em si através do botão <Endereço>, preenchendo os demais campos como número, complemento, bairro e divisão. Ao salvar o novo endereço, o sistema automaticamente preenche a data de vigência do endereço anterior de mesmo tipo.

Para alterar um endereço, deve-se estar posicionado no bloco Incluir ou Alterar, navegar até o registro desejado e proceder a alteração. Neste caso, não é atribuída nenhuma data de vigência a um endereço de mesmo tipo, se houver, pois trata-se de uma alteração e não inclusão. O campo Tipo de Endereço não está disponível para alteração.

IMPORTANTE:

  • A alteração de qualquer informação de um endereço que já possua data de vigência, está disponível somente para usuários que possuem o autorizador Responsável Proprietários.
  • Um endereço vigente pode ser alterado por qualquer usuário que tenha acesso a tela, mas, deve realmente ser alterado se, e somente se, isso caracterizar a correção de alguma informação salva indevidamente, caso contrário, o correto é sempre inserir novo endereço com o Tipo de Endereço desejado, para, inclusive, permitir um histórico.



Aba Informações jurídicas/Administrativas

Nesta aba, estão disponíveis informações consideradas específicas da área jurídica e as informações administrativas em geral.

Imagem 4



Aba Documentos Digitalizados

Nesta aba, será possível manter e vincular quaisquer documentos digitalizados ao cadastro do proprietário. Por exemplo, um ofício que seja enviado pelo proprietário requisitando mudança de endereço de correspondência poderá ser digitalizado e cadastrado aqui.

A forma de utilização é semelhante aos documentos digitalizados disponíveis atualmente por quem utilizada a tela de tramitação jurídica do sistema do jurídico.

Inicialmente, os tipos de documentos disponíveis serão os mesmos dos documentos digitalizados do jurídico, sendo que novos tipos poderão ser criados conforme necessidade.

Veja na figura abaixo.

Imagem 5



Aba Histórico

Nesta aba, está disponível o histórico de alterações das informações do proprietário.

Esta funcionalidade já existe atualmente, sendo até o momento acessada através de um botão chamado <Histórico>. Passará apenas a ser acessada em uma aba específica.

Imagem 6





Voltar para | 1 - Cadastros Básicos